Como começar uma vida minimalista

By Larissa Bueno - dezembro 11, 2019


Uma das coisas que quero começar a praticar de forma integral é o estilo de vida minimalista. Nesse ano consegui minimizar bastante coisa em minha vida, mas sinto que ainda consigo faz mais.Você provavelmente já ouviu esse termo em algum lugar, mas não custa lembrar que o minimalismo, diferentemente do que muitos pensam, consiste em priorizar as coisas que realmente importa e afastar aquilo que tira a sua atenção para tais coisas, dando assim um significado para aquilo que temos.
É aquela frase: Menos é mais. Como assim?

Por exemplo, quanto menos peças de roupas você tiver - não que você vá ficar com 5 peças no guarda roupa, de forma alguma, ou tudo bem também se você quiser- mais tempo você vai economizar para escolher uma roupa, podemos dizer. Resumindo significa simplificar a sua vida. 

Gosto desse conceito:
Menos: acumulo, desordem,desperdício de energia,relacionamentos tóxicos e pensamentos negativos.
Mais: tempo, espaço, saúde,equilíbrio emocional,praticidade,energia em coisas que importam pra você. 
Ou seja, é muito mais do que deixar de comprar algo é sobre literalmente idenficar o essencial e desapegar do resto. É mais comum usarmos a referencia de roupas, mas não é só sobre isso. Entretanto, quantas vezes acumulamos coisas em nosso armário,principalmente nós meninas, que quase nunca, ou até mesmo nunca usamos? Temos um armário cheio de roupas mas sempre antes de sair dizemos a seguinte frase "Mas eu não tenho roupa'',não, não é falta de roupa, é falta de entender o que realmente é essencial para nós. Compramos muitas vezes por ser barato, mantemos nas gavetas por ter sido um presente de natal ou até mesmo não nos conhecemos a ponto de saber se realmente iremos usar aquela peça depois de ter saído do provador da loja. Se você passa por isso, bate aqui, estamos juntas.

Existem algumas ideias sobre por onde começar uma vida minimalista, pela internet, mas eu, Larissa, acredito que é bom começarmos pelo nosso guarda-roupa. O que vestimos diz muito sobre nós, então uma coisa que eu fiz foi tirar todas as roupas/calçados/acessórios de dentro dele, e separar em três pilhas: 1.Manter 2.Dúvida e 3.Desapegar, mas por favor sejam sinceros com vocês mesmos. Depois de fazer isso, provavelmente muita coisa foi tirada do armário, então comece a organizar da forma mais simples possível.

O segundo passo foi tirar das gavetas todos os papeis/cadernos/agendas que não eram mais uteis para jogar fora.Como por exemplo as minhas cartas fisicas, que guardava desde 2015. Rendeu bastante lixo, confesso, o que depois disso me fez ter mais consciência do quanto de lixo que eu estava produzindo e minimizar mais ainda o meu uso não prolongado com papeis. Então comecei a usar mais blocos de anotações digitais, escrever mais pelo notebook, mesmo que rascunhos para não usar tanto papel. Separei também itens de decoração, que não faziam mais sentido para mim, para desapegar. E reduzi a minha estante de livros ao minimo possível, pois tinha vários que mal tinha aberto para ler a introdução.

Parei de seguir pessoas que só estavam na lista dos meus seguidores, como também exclui contatos que sequer conversava no whatsapp ou por ligações, dei uma limpa no meu facebook excluindo mais de 2000 pessoas, o que me rendeu alguns bloqueamentos no aplicativo, mas sobrevivi. Limpei a minha caixa de e-mails como também as inscrições do youtube, para manter realmente quem eu acompanhava de verdade.

Não menos importante, apaguei fotos/vídeos que não eram mais uteis, limpei o bloco de anotações, excluí musicas que não escutava mais, desinstalei aplicativos que não usava,tentando aumentar o meu armazenamento de memória do celular, o que nunca mais me rendeu a seguinte mensagem "Armazenamento cheio''. Outra coisa foi, desativar as notificações dos aplicativos,exceto o whatsapp, que tem me ajudado bastante a me concentrar e não ficar abrindo certos aplicativos todo instante.

Mesmo com tudo isso, sinto que ainda acumulo coisas que não significam tanto para mim. E tudo isso não foi de um dia pra noite, então ainda tenho coisas para desapegar, tenho roupas que não gostaria de manter no armário, coisas que não gosto mais, como também, agora não administro só o meu quarto, existem coisas pela casa, detalhes pequenos, que posso mudar e desapegar também. E como o minimalismo é um estilo de vida, estará sempre em constante processo ou adaptação. Indico para vocês um ebook sobre viver mais com menos, espero que gostem, é só clicar aqui para acessar e comprar o ebook! 

Recado do bem: para quem quiser participar de um grupo de meninas interativo no whatsapp sobre diversos assuntos, relacionados aqui do blog, sobre desenvolvimento pessoal e outras coisas relacionadas a vida em si, por favor responda um formulário clicando aqui com suas informações de contato, você será muito bem-vinda.

Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, vida saudável, receitas e produtividade, como também se inscreva na Newsletter, logo aqui em baixo, no rodapé do blog para que você receba as notificações sempre que sair post novo aqui no blog e faça parte dos seguidores do blog se inscrevendo logo abaixo também. Tem várias coisas legais por aqui aproveite para conferir navegando pela página, é muito bom ter você aqui com a gente.


Compartilhe com quem você gosta!! 
Com Carinho, Lari

  • Share:

Você pode gostar também

3 comentários

  1. Oi Lari. Cliquei no link para participar do grupo de meninas do Whatsapp mas não consegui. Pode me adicionar? 47 992032255

    ResponderExcluir
  2. Oi Lari. Cliquei no link para participar do grupo de meninas do Whatsapp mas não consegui. Pode me adicionar? 47 992032255

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro princesa, vou ver o que está acontecendo com o link também obrigada viu Mel por seu comentário <3

      Excluir