Receitas fáceis sem lactose

By Larissa Bueno - dezembro 16, 2019


Assim que descobri que tinha intolerância a lactose e uma quase possível alergia a proteína do leite de vaca me encontrei sem opções do que comer nos intervalos do almoço e da janta pois tudo o que eu comia levava leite. A minha primeira atitude foi cortar tudo, entretanto o que comia não era muito saudável. Na minha primeira consulta com a nutricionista depois do resultado do exame ela me perguntou: o que você esta comendo agora? E eu disse: biscoito de água e sal com geleia, pão com geleia, vitamina de geleia, pera, não, não cheguei a esse extremo haha, mas deixou minha nutricionista bem preocupada com minha situação, estava fazendo certo em tirar o leite mas não tinha que ser assim, tinham opções para alternar e tudo mais, como também me causaria prolemas em outras áreas como diabete e tudo mais. Ela me deu algumas dicas, que até hoje mantenho e com o tempo fui aprendendo a me adaptar, ainda mais agora que estou totalmente sem ingerir qualquer rastro de leite, espero que possa ajudar vocês de alguma forma.

 Lembrando que qualquer pessoa pode comer o que eu citar aqui e colocar a receita, por mais que pareça ruim, juro pra vocês que não é, sou bem enjoada quanto ao que comer e se eu aprovo, mesmo se não tivesse essa restrição alimentar, tenho certeza que também vão gostar.

  1. Bolo de banana com uva passas ( se você gostar como eu) 
  2. Tapioca recheada: eu particularmente como com banana e canela
  3. Crepioca de aveia: pra quebrar um pouco o saudável mas mantendo também costumo colocar chocolate 70% cacau derretido com pedaços de morango, é com certeza a minha receita favorita.
  4. Bolo de laranja: de tanto que faço já virei masterchef nele haha, mas você pode alternar com outros como de cenoura que também não vai leite, limão e maracujá.
  5. Polenta doce de milharina: sabe aquela polenta que você provavelmente já comeu salgada? Na versão doce é melhor ainda
  6. Sanduíche natural de peito de peru: não faço sempre mas é uma boa opção 
  7. Vitamina de banana com aveia
Receitas logo abaixo:

Bolo de banana:

Ingredientes:
Duas banas maduras picadas
1/4 de xícara de óleo
2 ovos
1/2 xícara de uva passas
1 xícara de aveia em flocos
1 colher de sopa de fermento em pó

Observação: usamos a uva passas para substituir o açúcar e ter um gosto mais adocicado de forma natural.

Modo de fazer: Bate todos os ingredientes com excessão do fermento no liquidificador. Depois acrescente o fermento, unte uma forma, se possível em formato retangular com 20cm a 25cm aproximadamente, com óleo e aveia e leve ao forno por 30min.

Tapioca:

Ingredientes:
Tapioca hidratada
1 banana
canela a gosto

Modo de fazer: Normalmente coloco uma quantidade até preencher a frigideira antiaderente, sem que fique fina demais, para não quebrar quando for fechar. Espero cerca de 2 ou 3 minutos, não deixando ela ficar muito crocante também, pois acaba esfarelando. Amasso uma banana pequena em um outro recipiente, e na frigideira mesmo coloco-a sobre a metade da tapioca, adiciono um pouco de canela em pó e agora só dobrar.

Crepioca de Aveia:


Ingredientes:
1 ovo
110g de leite vegetal ( eu usei leite de soja em pó misturado com agua)
1 col de sopa de mel
70g de aveia
1/2 colher de manteiga ou Oleo de coco para untar a frigideira antiaderente

Modo de fazer: Bater todos os ingredientes no liquidificador. Untar a frigideira e em seguida aquece-la em fogo baixo colocando uma porção da massa (utilizei uma concha pequena como medida) girando a frigideira para que não fique grossa e pequena. Quando estiver sequinha é hora de virar por alguns segundos e estará pronta.

Para o recheio derreti a metade de uma barra de chocolate 70% cacau no microondas, piquei alguns morangos e coloquei sobre a metade do crepe, adicionando levemente açucar sobre os morangos antes de fechar.

Rende 4 porções de crepe aproximadamente

Bolo de Laranja:


4 ovos
2 xícarasde chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento
1 xícara de chá de óleo
2 xícaras de chá de farinhad de trigo
Suco de duas laranjas
casca de 1 laranja (mais madura)

Modo de fazer: Com excessão da farinha de trigo e do fermento, bater os outros igredientes no liquidificador. Em uma tigela, coloque essa massa e adicione primeiro o farinha de trigo mexendo bem até ficar uma massa homogenea e por fim adicione o fermento mexendo bem em seguida também. Unte uma forma redonda com furo no meio com óleoe trigo, despeje a massa dentro dela e leve ao forno por cerca de 30 minutos.

Dica: Passar os ovos por uma peneira, para que o bolo não fique com gosto de ovo

Polenta doce:

Ingredientes:
1 xícara de chá de  Milharina
200ml de Agua (ou leite se você puder)
4 colheres de sopa de Açúcar
1/2 colher de Manteiga

Modo de fazer: Leve ao fogo todos os ingredientes em uma panela e mexa até engrossar, experimentando se o açucar está do seu agrado. Assim que começar a borbulhar deixe ainda no fogo por um ou dois munutos e em seguida despeje o conteúdo em um prato fundo.

Dica: Comer ainda morno é mais gostoso.

Sanduiche Natural:

Sugestões de ingredientes:
Alface
Tomate
Cenoura
Milho verde
Maionese
Peito de peru ou frango desfiado.

Modo de fazer: use a sua criatividade para montar do jeito que preferir.

Vitamina de Banana e aveia:

200ml de leite, eu uso o de soja

1 banana média
1colher de açucar, se você preferir
3 ou 4 colheres de sopa de aveia
canela em pó a gosto

Modo de fazer: Bate tudo no liquidificador e você ainda pode adicionar uma pitada ainda maior de canela, juro pra vocês, fica muito bom.

Recentemente descobri um e-book que tem me ajudado com muitas receitas veganas, e você também pode comprar o e-book clicando aqui , vale super apena, pois são mais de 150 receitas que não estão disponibilizadas na internet e se você assim como eu não pe vegana, da pra adaptar a nossa restrição colocando carne também rs.

Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, vida saudável, receitas e produtividade, como também se inscreva na Newsletter, logo aqui em baixo, no rodapé do blog para que você receba as notificações sempre que sair post novo aqui no blog e faça parte dos seguidores do blog se inscrevendo logo abaixo também. Tem várias coisas legais por aqui aproveite para conferir navegando pela página, é muito bom ter você aqui com a gente.

Compartilhe com quem você gosta!
Com carinho, Lari.



  • Share:

Você pode gostar também

0 comentários