Como vencer o estresse no dia a dia

By Larissa Bueno - janeiro 10, 2020



Se a sua vida é correria atrás de correria, você provavelmente fica estressado com frequência. Trânsito, barulhos imprevisíveis, rotinas monótonas, tempo apertado, muitos compromissos, reuniões, filas, bancos, boletos, mas calma que a vida não é só boletos. Tudo isso deixa a gente realmente bastante estressados o que acaba nos prejudicando em outras coisas, mas principalmente ao nosso corpo, pois é nele que todas as reações são realizadas. Dores de cabeça por exemplo aparecem sem querer mais sair, dores pelo corpo inteiro e um desanimo que desanima qualquer pessoa que está perto de você. Essa com certeza não é a vida que quer ter pra sempre, eu sei disso. 

 Por isso trouxe para vocês algumas dicas que primeiramente tem me ajudado a sobreviver a dias estressantes, por incrível que pareça sem muito estresse e espero que possa realmente ajudar vocês de alguma forma, mesmo que talvez seja preciso fazer algumas alterações. 

Pra começo de conversa é importantíssimo d-e-s-a-c-e-l-e-r-a-r. Isso mesmo. Desacelerar. Não sei vocês, mas eu sempre gostei de fazer tudo num dia só, se fosse para resolver um tanto de problema que fossem todos no mesmo dia e isso me rendia um estresse daqueles no final do dia. Então, na medida do possível eu tento dividir durante a minha semana os compromissos e coisas que preciso fazer, como também problemas pra resolver de forma que eu não fique tão sobrecarregada mentalmente falando. 

Você não precisa deixar que algo que te estressou defina o teu dia como um dia estressante a ponto de não querer fazer nada que não seja dar ainda mais ênfase ao seu estresse. Como? Fazendo algo que você gosta de fazer. Eu por exemplo adoro cantar e tocar, então sempre que estou estressada, no momento que pego o ukulele ou o violão e embalo na música o estresse vai se dissipando. Quem me deu essa dica foi o meu namorado e sinceramente isso não só pode como vai mudar o seu dia. 

Pode parecer loucura, mas escrever sobre coisas boas pode te ajudar a liberar o estresse. Seja uma lembrança, algum sonho, algo que te marcou recentemente, quem sabe um bilhete carinhoso para alguém ou até mesmo palavras e pensamentos positivos. Mas você também pode escrever sobre o que estiver pensando, sobre o seu estresse, seus sentimentos, pois isso vai lhe ajudar a colocar pra fora o que está preso dentro de você. A escrita tem esse poder de transformar um dia inteirinho só porque deixou o cérebro se esvaziar de tudo.  Recomendo no final da leitura desse post ler sobre: Escrever cartas para as pessoas.

Talvez se encaixa com a primeira dica, mas gostaria de dar uma ênfase maior nela. Que é sobre relaxar a mente, fazendo uma meditação, indo em algum lugar para observar algo bom ou até mesmo em casa. Eu gosto bastante de colocar uma música tranquila, que gosto bastante e deitar no chão do meu quarto, fechar os olhos sem a intenção de dormir e viver aquele momento da melhor forma possível. Mas algo que também ajuda muito dentro dessa dica é se desconectar do mundo virtual, porque possivelmente o seu estresse não vai diminuir ao ver que todo mundo está fazendo compras, viajando e se divertindo enquanto você está em casa, sozinha e ainda estressada. As vezes ficar off te rende muito mais. 

Por último, algo que quando estou estressada gosto de fazer é praticar algum exercício físico, seja, um alongamento, uma caminhada, pular cordas, minhas aulas frustradas de yoga que tento fazer a algum tempo pela internet ou treinos de algum aplicativo de exercícios fitness. Eu sei que muitas vezes não temos animo de fazer algo desse tipo, mas se soubessem o quanto é bom, o quanto nos faz estarmos concentrados e mais do que isso, o quanto nos faz desestressar, ninguém ficaria estressado por muito tempo. 

Nem sempre conseguimos o resultado que esperamos, mas tenho certeza de que essas dicas vão lhe ajudar a sobreviver a esses dias tão estressantes. Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, produtividade e outros, como também se inscreva na Newsletter, logo aqui em baixo, no rodapé do blog.

Recomendo ler:
Como vencer a insônia sem medicamentos
Você deveria escrever para alguém
Lista produtiva para um dia entediante
As vezes é preciso pisar no freio
É preciso saber a hora de parar

Compartilhe com quem você gosta! 
Com carinho, Lari. 

  • Share:

Você pode gostar também

2 comentários