7 dicas para ser mais produtiva

By Larissa Bueno - janeiro 09, 2020


Diferentemente do que muitas pessoas pensam, eu acredito que ser uma pessoa produtiva não significa que ela faz algo, mas que ela produz e pra mim a diferença dessas duas palavras é bem gritante. Podemos fazer muita coisa mas não significa que aquilo que fizemos será algo proveitoso, que é o conceito da produtividade.

Segundo o dicionário produtivo significa produção onde se obtém proveito, algo que é frutífero. Então ser uma pessoa produtiva não tem haver com a quantidade de coisas que você faz num determinado espaço de tempo, mas sim o resultado que essas coisas terão gerado. E claro produtividade está ligado a sua força de vontade, se você não quiser gerar além de somente fazer, continuará sendo uma pessoa que tem muitos afazeres, que preenche um dia inteiro, mas que no fundo não faz de você uma pessoa produtiva.

Não me considero uma pessoa totalmente produtiva, porque eu também peco várias vezes por querer fazer muita coisa, principalmente no mesmo instante, que no final do dia não me rendeu muitos resultados. Por esse motivo eu fiz algumas longas pesquisas pela internet, fucei bastante o pinterest, e se você não me segue por lá, pode me seguir clicando aqui, está perdendo muita inspiração rsrs, eu reuni algumas das dicas que já funcionam pra mim, como outras que tem funcionado com muitas pessoas.

  1. Planejamento: é definitivamente o essencial. Isso também está ligado a organização, porque antes de ser produtiva, precisa também ser uma pessoa organizada, e se você quiser ler um post sobre organização que escrevi é só clicar aqui. Recentemente descobri um site que também tem o aplicativo, o Trello, que está me ajudando a fazer o meu planejamento semanal em formato de listas mas também uso o bloco de anotações do celular sempre, pra anotar tudo, desde lavar o cabelo no dia tal até coisas mais importantes.
  2. Definir prioridades: pode parecer óbvio mas muita gente erra nisso. Estabelecer prioridades nos ajudará a manter o foco naquilo que realmente importa, com mais urgência e mais precisão de realizar. Faça o que é importante, isso é suficiente.
  3. Ficar longe de distrações: ninguém consegue ser produtiva com o feed do instagram aberto ou olhando cada notificação de mensagem que chega no whatsapp. Então meu conselho é desativar as notificações e só olhar quando realmente tiver acabado tudo.
  4. Tenha uma rotina e adapte o seu horário: tanto para dormir, quanto para acordar, fazer refeições, tarefas para que você não perca tempo, equilibrando com curtas folgas durante o dia, afinal a vida não é só realizar tarefas. Entenda qual é o seu momento de produtividade e saiba a hora de parar para descansar. Isso é importante, respeite os seus limites.
  5. Qualidade é melhor que quantidade: Não adianta querer fazer muitas coisas, sem ter necessidade, durante o dia para querer ser produtivo, pois no final do dia estará cansado mentalmente falando sem ter precisado estar. É melhor fazer uma coisa, mas fazer bem feito do que estar envolvido com muitas coisas e no final do dia não ter conseguido terminar nenhuma, ou tenha mas não com 100% de atenção.
  6. Não procrastine: Isso te fará chegar a lugar nenhum. Se algo não deu certo, não desista, tenta de novo, até conseguir.
  7. Acredite em você: o que isso tem a ver com a produtividade? "Eu conto ou vocês contam?". Exatamente tudo. Se você não acreditar que vai ser uma pessoa produtiva, possivelmente não conseguirá ser. A gente se torna aquilo que a nossa mente pensa, então pense e repita comigo: Eu serei uma pessoa produtiva. Gruda isso na mente e trabalhe em prol disso.
Recomendo ler:
Como ser mais organizada
Como ser uma pessoa matinal

Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, vida saudável, receitas e produtividade, como também se inscreva na Newsletter, logo aqui em baixo, no rodapé do blog para que você receba as notificações sempre que sair post novo aqui no blog e faça parte dos seguidores do blog se inscrevendo logo abaixo também. Tem várias coisas legais por aqui aproveite para conferir navegando pela página, é muito bom ter você aqui com a gente.

Compartilhe com quem você gosta!
Com carinho, Lari.

  • Share:

Você pode gostar também

0 comentários