Como começar a ler a Bíblia

By Larissa Bueno - março 22, 2020


Alguém sempre me pergunta como eu fiz e faço para ler a Bíblia, quais são as minhas dicas, qual a melhor versão e entre tantas coisas relacionadas a ela e eu percebo que eu tenho um certo padrão de resposta quanto a isso, que é literalmente aquilo que funciona pra mim e tenho praticamente certeza de que, se você já tentou várias vezes e não conseguiu, você vai conseguir finalmente lê-la. 
Então quero compartilhar as minhas melhores dicas para que você consiga desfrutar dessa leitura com plenitude e exatidão sem que você fique desesperada por não estar compreendendo nada, achando alguns livros chatos ou qualquer coisa que sempre te impediu de enfim estudá-la e , o desejo de muitos completar a leitura da Bíblia inteira. São dicas práticas que vão te ajudar a se desenvolver nEle através da sua Palavra.


  1. Escolha uma tradução de fácil entendimento: eu particularmente gosto muito da NVI e NTLH pois a leitura é simples, sem muitas palavras difíceis e consequentemente facilita muito o entendimento pois não precisamos ficar procurando palavras no dicionário ou deixar passar algum texto por não ter entendido uma palavrinha ou expressão. Recomendo uma Bíblia maravilhosa de uma loja online, clique aqui para conferir.
  1. A ordem não importa: eu comecei a ler a Bíblia pelos evangelhos, não por gênesis como a maioria pensa que é a melhor forma de começar, eu acredito que vai de cada um, o importante é ler e aplicar aquilo que ela diz para fazermos. Eu sempre tentava começar por gênesis mas não conseguia manter a constância, que é o próximo tópico, não porque faltava vontade, mas porque não era o que eu precisava compreender no momento: eu queria saber mais sobre Jesus, então fui direto ao ponto e nesse ponto tudo se desencadeou e uma chama dentro de mim começou a ser mais evidente e não consegui parar de ler.
  1. Constância é algo extremamente necessário: se o seu objetivo é começar a ler você espera um resultado de término da leitura, da primeira leitura, porque a Biblia não é um livro que você vai ler uma vez e deixar de lado, não. Entretanto se o seu objetivo é terminá-la você precisa definir um prazo, seja um ano, seis meses e até mesmo noventa dias e literalmente ler, se cobrando todos os dias, que é algo que vamos falar agorinha, tendo em mente que é preciso ter constância para continuar e caminhar para o final. E eu recomendo demais os planos anuais que vem em algumas Biblia (não existe o plural de Biblia aprendi com meu Pastor), eu seguia esse plano mesmo que fora da ordem e consegui.
  1. Reserve um tempo específico: a leitura não deve ser feita de qualquer jeito, isso você já sabe, mas ter o cuidado de separar um momento para lê-la fará total diferença. A minha dica é construir um devocional, tem post aqui no blog sobre esse tema, você pode ler clicando aqui, e definir quantos capítulos ou páginas você vai ler por dia para ter uma constância na leitura de acordo com o tempo que você vai estipular, seja de manhã, a tarde ou a noite, é muito importante ter esse momento especifico, em sua casa, em um lugar tranquilo onde a sua mente esteja completamente voltada para isso sem distrações. Uma dica extra é utilizar um fundo musical enquanto lê para que a sua mente não se distraia tão fácil, isso normalmente funciona além de ser muito bom, indico o canal Deeper Heaven Music, ele é muito bom.
  1. Convide uma pessoa para a leitura: talvez não adiante nada você fazer todas essas dicas sem ter alguém com você nesse momento. E não, não me refiro a nenhum amigo pessoal da sua zona de amigos nem familiares ou irmãos na fé, é sobre convidar o Espírito Santo, que é uma pessoa, pra te auxiliar nesse momento de leitura. Sem ele você simplesmente vai ler um livro sendo bem possível que não compreenda porque as coisas que acontecem não são para nossa compreensão humana entender sozinha, é preciso ajuda, e ninguém seria melhor do que o próprio Espírito de Deus, fazendo saltar aos nossos olhos, mesmo que leiamos o mesmo versículo inúmeras e inúmeras vezes, algo diferente, uma revelação maior daquilo que está escrito. 

A Palavra de Deus unificada a oração fará completa diferença em sua vida a partir dessa mudança no seu estilo de vida,porque quanto mais lemos e falamos com alguém, com o criador de tudo nos tornamos mais parecidos com Ele, e são essas duas ferramentas poderosas que Ele tornou disponível a nós gratuitamente que vão nos fazer conhecê-lo verdadeiramente, não só por ouvir falar mas por experiência própria.

Indicação de leitura: JESUS TODO DIA: encontre-se com Deus todos os dias e deixe o amor transformar a sua vida. Para encontrar esse livro clique aqui.

Por fim quero deixar uma indicação a mais para você que é um E-book que vai te ajudar com um método simples a entender e aprender mais sobre a Bíblia através da leitura dela. Nele você vai descobrir como através da organização você vai conseguir ser uma boa ou um bom leitor da Palavra de Deus. Para conferir clique aqui, tenho certeza que vai abençoar muito a sua vida!
"Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra."2 Timóteo 3:15-17
Não deixe de me seguir no Pinterest clicando aqui, que é por lá que eu compartilho todos os posts aqui do blog e várias dicas.  Também não deixe de se inscrever na Newsletter aqui em baixo, no rodapé da pagina para que você receba as notificações sempre que sair post novo aqui no blog.
 
Compartilhe com quem você gosta!
Com carinho, Lari.

  • Share:

Você pode gostar também

1 comentários