Porque é importante a Amizade no relacionamento?

By Larissa Bueno - maio 15, 2020




Além do amor, o que é mais necessário para que um relacionamento dê realmente certo? Bom, posso dizer com toda a certeza do mundo e por experiencia própria que existe uma coisa essencial que muitas vezes não é tão encontrada em muitos relacionamentos e até mesmo não priorizada, mesmo que seja algo importantíssimo, que depende de ambas as partes, tanto dele quanto dela, que é a amizade.

Tenho conversado com bastante meninas e na maioria, elas compartilham comigo sobre estar gostando de um rapaz, mas sequer são amigos e próximos. Não sou conselheira amorosa, mas acredito que ao longo dos anos, por ter adquirido tantas informações lendo livros de romance mesmo e observando os relacionamentos ao meu redor, construí algo dentro de mim que as pessoas parecem me procurar para compartilhar que são conselhos de uma boa observadora. E o conselho que recebi uma vez na minha vida, quando achei que estivesse gostando de uma pessoa que eu não tinha trocado mais do que 10 palavras em um bom tempo foi o seguinte: você precisa se tornar amiga da pessoa que acha que gosta. Sim, as vezes achamos que gostamos, mas não conhecemos verdadeiramente quem é a pessoa, por isso a importancia de se tornar amiga dela antes de tudo.

O seu romance não pode ser baseado na paixão, porque na verdade o sentimento genuíno é construído aos poucos, através da amizade, gerando algo maior que é o amor. Quero usar uma analogia que acabei de pensar em relação a isso. Deus não nos fez para somente o amá-lo por amar. Entenda que aqui o amar no sentido de somente expressar sentimentos sem nada além. O sentido de amar aqui é se relacionar, ter intimidade, e você só consegue isso através da amizade. Jesus disse isso, em João 15:15, porque na verdade o seu anseio é que nos tornemos mais do que servos, pois assim ele diz, o servo não sabe o que o senhor faz, já o amigo sabe, porque tem intimidade. É possível sim amar sem ter uma amizade, mas o amor não será como o de alguém que tem um relacionamento de amizade, arrisco em dizer que talvez essa seja a causa de muitos relacionamentos não darem certo: falta de amizade.

Um relacionamento precisa de algo consistente, além de sentimentos e emoções, encontramos isso em Deus entretanto há também a nossa parte, que como já foi dita, é preciso construir uma amizade. Se você ainda não observou comece a observar que geralmente bons amigos acabam namorando e casando posteriormente, porque será? Um relacionamento que começa com uma grande amizade tende a dar certo pelo simples fato de você olhar para a pessoa como ela realmente é, sem mascarar nada, sabendo que a pessoa não é perfeita, mas que mesmo com todos os defeitos é possível ter a certeza de que é com ela que quer passar todos os dias da sua vida e o seu coração não vai te enganar. Além disso, quando existe a amizade, você consegue se expressar melhor, sem ter tantas paranoias como alguém que está apaixonada por alguém e quer parecer a pessoa perfeita no primeiro encontro, a espontaneidade exala em suas ações, você consegue ser você mesma, sem medo da pessoa parar de gostar de você no futuro ou algo do tipo e ainda as conversas mais sérias se tornam mais fáceis, pois já tem um certo tipo de intimidade e consequentemente mais maduras.

Talvez, você esteja ou já esteve em um relacionamento que a sensação é de que você não conhece o seu namorado ou namorada completamente. Parece que você não o conhece ou a conhece tão bem como os amigos dele ou dela. Se isso for uma realidade, é porque vocês falharam em construir uma amizade antes do namoro ou casamento começar. Quando existe uma amizade antes, mesmo com segundas intenções, se não der certo entre vocês, a chance da amizade continuar será quase que 90%, arrisco em dizer que até 95%. Entretanto, se alguém se aproxima de você já querendo iniciar um relacionamento sem ter antes a construção de uma amizade, pode até dar certo, mas se der errado, digo com convicção, a pessoa vai sumir da sua vida, porque nunca te considerou uma amiga ou amigo. É como se a aproximação fosse somente para um relacionamento e nada mais.

Quando eu e o Ismael começamos a namorar, nós já eramos amigos a bastante tempo, mas antes, logo que comecei a gostar dele, não eramos tão próximos assim, e talvez por não existir essa amizade, demorou um tempo até finalmente nos abrirmos um para o outro. Um certo momento, fez com que ficassemos mais próximos, conseguia conversar com ele sobre o passado tranquilamente, e ele também fazia o mesmo, desfoquei os olhos dos meus sentimentos e foquei em realmente ser amiga dele, sem segundas intenções, e nesse momento as coisas começaram a desencadear, foi mais fácil ser amiga dele assim, me abrir, compartilhar momentos que talvez não compartilharia, até então eu não sabia de seus sentimentos, mas tinha minhas dúvidas, entretanto não estava agindo como alguém que quer conquistar o coração, antes de conquistar a amizade, e isso foi essencial demais. Hoje, depois de quase seis meses namorando a distância, percebemos o quanto esse período de amizade antes de tudo desencadear foi importante, porque somos muito amigos, e o amor, nem se fala, só aumenta todos os dias, não como duas pessoas imaturas que só priorizam o sentimento do momento, mas como pessoas que entenderam que a amizade deve ser prioridade em um relacionamento, reconhecendo que não somos perfeitos, precisamos melhorar todos os dias mas que mesmo assim sabemos onde queremos chegar e o que queremos viver juntos, tudo isso por causa da amizade.

Para finalizar, a amizade também é um passo antes do escuro, porque é nela que você vai enxergar quem realmente é a pessoa e isso pode evitar frustrações futuras. O Ismael sempre disse que se for pra namorar é pra casar, mas obviamente ele não iria namorar com a primeira pessoa e já casar com ela se não tivesse tido antes uma amizade. Eu não namoraria muito menos casaria com alguém que antes não fosse meu amigo, afinal eu teria que sair de casa para encontrar alguém com quem conversar como amigo depois de ter uma pessoa ao meu lado? É claro que devemos ter amigos fora dos relacionamentos também, mas quando você troca a pessoa com quem decidiu casar por alguém fora, algo está errado.  A amizade deveria ser primordial dentro de um relacionamento, porque através dela você enxerga a realidade e tendo a noção de quem você deve realmente investir para ter algo a mais. Então antes de querer ter somente uma pessoa pra chamar de namorado ou quem sabe se casar apenas porque não devemos ficar sozinhos pra sempre, lembre-se: você precisa construir uma amizade no seu relacionamento para que realmente dê certo e vocês sejam felizes, sim é possível. Acredite!


 “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês.” João 15:15

Não deixe de me seguir no Pinterest clicando aqui, que é por lá que eu compartilho todos os posts aqui do blog e várias dicas.  Também não deixe de se inscrever na Newsletter aqui em baixo, no rodapé da pagina para que você receba as notificações sempre que sair post novo aqui no blog.

Recomendo a leitura dos posts:

Indicação: para quem gosta de ler sobre relacionamentos para aprender a se relacionar da melhor forma e talvez superar algum relacionamento lendo livros que abordem esse tipo de conteúdo, de pessoas que também passaram por isso e hoje conseguem se relacionar bem indico um livro, clique aqui para adquirir, com toda certeza vai te ajudar também! 


Compartilhe com quem você gosta!
Com Carinho, Lari

  • Share:

Você pode gostar também

0 comentários