Menu
Lifestyle

Como ter constância no devocional?

Uma pergunta que sempre recebo é “Como ter constância no devocional?” das pessoas que conversam comigo sobre conhecer mais a Deus e manter esse relacionamento todos os dias. Nós sabemos o quanto é difícil termos constância quando se trata de um novo hábito pois tendemos a querer parar e desistir logo no inicio mesmo sabendo que aquilo será benéfico para nós daqui um tempo. Assim também é a vida relacional com Deus, não vai ser de uma hora para a outra que você vai conseguir ter o hábito de todos os dias fazer o devocional mas através desse post quero compartilhar com você como é possível ter constância, porque sim é possível, tenho certeza que isso vai te ajudar muito!
Uma geração tem desejado estar mais perto de Deus e buscá-lo conhecer cada vez mais e graças a Deus por isso, entretanto devido a tantas informações, compromissos e imprevistos nos colocamos muita das vezes em uma escolha quase que involuntária de deixar aquele momento para depois e infelizmente o dia passa, o outro chega e a permanência em um lugar de oração é quebrada logo nos primeiros dias. Quero dizer para você que isso é normal, acontece, mas existem coisas que você pode fazer para que não venha perder essa fome e sede diária por Deus que te ajudará a manter-se fiel no seu tempo a sós com Deus.  Já tem post sobre o que é um devocional e como fazer aqui no blog caso queira ler é só clicar no link depois de ler esse de hoje, com várias dicas que vão te ajudar a criar esse momento com Deus na vida de vocês todos os dias.
Eu particularmente sempre tive os meus momentos com Deus durante o meu dia, mas não era algo muito regrado sabe? Fazia quando estava mais livre, normalmente a noite e quando as coisas não saiam como planejado ou surgiam compromissos de ultima hora aquele meu momento era desvalorizado e excluído do meu dia sem que eu percebesse, e o tempo que me sobrava no final da noite eu já estava cansada então quase sempre não conseguia orar por muito tempo a ponto de preencher todo aquele vazio que senti durante o dia, mesmo que eu tentasse não conseguia ter uma constância daquela forma, até que eu fiz a viagem missionária para a Espanha, para uma escola missionária, que foi pra mim um divisor de águas em todos os sentidos, mas principalmente acerca do devocional. 
Quem já me segue no instagram ou já leu alguns posts que falo sobre esse tempo na Espanha , sabe como esse tempo foi edificante para a minha vida com Deus, que ultrapassou tudo aquilo que eu imaginava ser, pois desde o primeiro dia da escola, que durariam dois meses, fomos instruídos e direcionados a ter o nosso devocional pela manhã, em um horário especifico de 09:00 ás 10:00 , antes de qualquer outra coisa do nosso dia, até mesmo das aulas, podia chover (apesar de não ter chovido em nenhum dia rs)  fazer sol, ou acontecer qualquer coisa, não tinha desculpa para não estar naquele momento no devocional. Todos os alunos, que eram 26 ao todo se ‘escondiam’ em um lugar da nossa escolha seja no pátio da igreja, nos alojamentos ou dentro do prédio da igreja, para ficar a sós com Deus tendo em mãos uma apostila que nos conduzia durante aquele momento com um capitulo por dia da Bíblia que deveríamos ler e algumas outras perguntas para respondermos. Esse momento de devocional durava uma hora e após os três primeiros dias, que sinceramente foram difíceis para se acostumar com essa uma hora cronometrada, que parecia uma eternidade, aquela uma hora parecia ser pouco perto daquilo que poderíamos acessar em Deus. Desde então, a quase um ano tenho feito o meu devocional pelas manhãs, todos os dias, sem me cansar ou sem querer desistir, porque através desse momento consegui e tenho conseguido acessar o coração de Deus. 
Mas para isso precisei colocá-la antes de qualquer outro compromisso, antes mesmo até de tomar café e descer, para que não houvessem desculpas de que acabei me enrolando durante a minha manhã. Não é uma regra ter o momento de devocional durante as manhãs, pois se fosse, pessoas que trabalham durante a noite ou acordam absurdamente cedo nunca conseguiriam fazer, mas quem tiver disponibilidade de acordar um pouco mais tarde ou ter a sua noite de sono no horário normal deveria experimentar acordar pelo menos uma hora mais cedo que o normal para destinar esse tempo a Deus, sem nenhuma desculpa de que não houve tempo para isso. Pois, você deveria estar dormindo naquele momento, não teria nenhum compromisso, então fica mais fácil para haver constância quando se determina um momento ideal que comece mais cedo do que os seus compromissos diários. É difícil acordar cedo, eu sei bem, mas quando se entende que você não está gastando tempo a toa, está investindo o seu tempo e entregando-o a Deus, as coisas começam a mudar. 
   Outra coisa que fez total diferença foi assistir a um filme, que tenho indicado para muitas meninas do grupo do whatsapp no privado, que mudou completamente a minha vida e a minha forma de enxergar esse momento a sós com Deus, que é o filme “Quarto de Guerra“, o Ismael colocou a uns dois meses para assistirmos juntos e nunca pensei que um filme fosse mudar tanto o meu relacionamento com Deus como aconteceu ao assistir esse. Não vou dar spoilers, pois quero te incentivar a assistir também caso esteja ansiosa para ter constância no seu devocional e compreender mais sobre a oração, o que devemos fazer e como transformar esse momento de oração em uma guerra, que será vencida por Deus todos os dias conforme a sua vontade. Indico também o livro que o Ismael me deu no dia dos namorados que foi baseado nesse filme, que chama ” O plano de batalha para a oração“, ainda estou lendo mas já adianto que é maravilhoso e vale a pena o investimento pois te incentiva a começar a leitura da Bíblia durante essa leitura do livro em um evangelho especifico para descobrir mais sobre a oração, além de ser um livro de leitura diária, sendo um capitulo por dia durante 7 semanas, te incentivando nesse momento secreto a sós com Deus todos os dias além da leitura. 
Depois de assistir esse filme lembrei de como era a estratégia da escola missionária também, que não apenas acordávamos e já começávamos o devocional, nos trocávamos, arrumávamos nossas camas e então depois do momento de comunhão com os alunos e do café aí sim conseguíamos ir para o nosso momento com Deus. Então a dica aqui para não ser vencida pelo sono e voltar a dormir durante a oração no seu devocional é não faça o devocional no seu quarto, pelo menos não nos primeiros dias até você conseguir fazer disso um hábito diário, pois a tendencia a voltar para a cama será grande. Então arrume a sua cama, escove os dentes e vá para outro comodo da casa que esteja vazio, ou para o quintal se assim como eu você mora em uma casa, pois isso te fará ficar com os olhos mais abertos, embora no inicio seja difícil mantê-los acordados. Eu particularmente comecei um quarto de Guerra, e se tornou impossível não entrar naquele quarto todos os dias para orar e ter o meu devocional. Sabe, você pode fazer do jeitinho que você quiser, não precisa ser como o que as pessoas indicam fazer, pode personalizar como se sentir melhor, seja sentado no chão, de joelhos, com alguma luz, ou não, faça esse momento ser singular com Deus.
Só teremos constância em um devocional quando entendermos o real motivo pelo qual estamos ali entregando uma hora, ou mais que seja, completamente a Deus. Precisamos entender que não é sobre nós, porque verdadeiramente não é sobre nós, se garantirmos a nossa força naquilo que temos ou pensamos fazer podemos falhar mesmo que consigamos por si mesmos nos primeiros dias, mas ao compreender que é sobre Ele, que precisamos o conhecê-lo ainda mais e sermos transformado pela cultura dos céus todos os dias, vamos conseguir avançar, pois a mentalidade foi mudada, se buscarmos a Ele com o intuito de receber algo em troca, ou para dizer que fazemos devocional todas as manhãs de modo a nos orgulhar, quando estivermos bem, sem nenhum problema, em paz e estivermos a prova saíremos desse lugar em Deus, pois estávamos ali com a motivação errada. A gente só se torna amigo de alguém quando passamos tempo com Ele, logo só nos tornaremos amigos de Deus quando passarmos tempo a sós com Ele. A nossa motivação real deve ser conhecer mais de Deus e deixar que Ele nos transforme todos os dias para sermos santos assim como Jesus disse, pois ele também é santo. Outra coisa que não podemos deixar nos dominar é a preguiça, o sono, o cansaço, pois isso nos tira a nossa fome e a nossa sede por Deus, precisamos avançar em conhecê-lo sem desistir de continuar. Um dia nunca será como o outro, e precisamos entender isso também pois uma vida com Deus não é um hábito que você faz todos os dias as mesmas coisas, os dias serão diferentes, mas não pense que por serem diferentes serão menos prestigiados, Deus trabalha em singularidade, lembrem-se disso, tenha em mente que todos os dias você descobrirá uma nova faceta de Deus e viverá dias singulares a partir de então.
      Recapitulando:
  • Defina uma hora especifica antes que o seu dia comece ( se tiver disponibilidade pela manhã)
  • Assista ao filme “Quarto de Guerra” e leia o livro também
  • Faça o devocional em um lugar que não seja o seu quarto nos primeiros dias
  • Personalize, encontre a melhor forma com Deus
  • Entender o propósito de se fazer um devocional
  • Não desistir em hipótese alguma
Encontre o livro “Plano de batalha para a oração” clicando aqui
Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, vida saudável, receitas e produtividade, como também me acompanhe  no IG clicando aqui
Não fique de fora das promoções e ofertas que estão acontecendo diariamente no site da Amazon participando do nosso canal no telegram. Compartilhamos as melhores ofertas com descontos incríveis para você adquirir quem sabe aquele produtinho tão sonhado há meses. O link para participar é o seguinte: https://t.me/aproveitenaamazon

Compartilhe com quem você gosta,
Com carinho, Lari.

6 Comments

  • Rosangela Alves
    4 de janeiro de 2021 at 15:20

    Olá, gostei muito de ler suas experiências devocional com Deus.Foi muito preciosa para mim. Obrigada e Deus continue te abençoando.

    Reply
  • Larissa Bueno
    5 de janeiro de 2021 at 10:12

    Ahh fico feliz que isso tenha tocado em você <3
    Amém a sua vida também Rosangela!!! Beijo

    Reply
  • Unknown
    27 de março de 2021 at 23:20

    Amei esta declaração, quero conseguir introduzir isso na minha vida, porque sei que devo a Deus esse tempo. Bj

    Reply
  • Larissa Bueno
    29 de março de 2021 at 11:31

    Fico feliz demais com isso ♡ Vai conseguir em nome de Jesus!!!

    Reply
  • Fátima
    21 de julho de 2021 at 07:07

    Espetacular! Que texto lindo e verdadeiro! Tudo faz sentido e uma passagem esclarecedora é a que diz Deus ser o centro, o motivo, a motivação. Muito maravilhoso! Outra parte interessante também é quando diz que a relação com Deus é singular, que entendemos aos poucos sua linguagem, sua verdade, expressa em diferentes maneiras…

    Reply
  • Larissa Bueno
    13 de agosto de 2021 at 09:38

    Isso mesmo, é com o tempo que aprendemos e descobrimos coisas que Ele mesmo vai nos revelando no decorrer da nossa busca diária por mais de Deus. Grande beijo <3

    Reply

Deixe um comentário