Aprenda a tirar fotos melhores com o seu celular

By Larissa Bueno - junho 11, 2020


Como é possível tirar fotos maravilhosas com um celular? Essa pergunta com toda certeza já fez parte dos seus questionamentos quanto a fotografia e você provavelmente já respondeu por si só que não é possível. Mas e se eu, ou melhor alguém que entende melhor  de fotografia do que eu  te disser que sim, que é possível tirar fotos boas usando um celular, você acreditaria? Eu e o Ismael esperamos que não só acredite no final desse post como também coloque em prática todas as dicas que ele vai deixar aqui em baixo para ter de uma vez por todas: fotos incríveis.


Sim no post de hoje temos um convidado especial, esse será o primeiro de muitos outros,  e não podia trazer outra pessoa pra falar sobre fotografia se não fosse o meu fotógrafo favorito, que é o meu namorado, apresento a vocês o Ismael Keffer. No Instagram dele, @ismaelkeffer vocês podem conferir várias fotos que ele aplica essas dicas para ter um feed mais profissional utilizando somente aquilo que todo mundo hoje tem acesso: um celular. Ele vai compartilhar com a gente nesse post suas melhores dicas sobre como ele faz com que suas fotos com o celular ganham um toque mais profissional. As próximas palavras serão todas dele, espero que aproveitem muito. 

Ismael: Hoje em dia os smartphones estão vindo cada vez melhores em relação câmera, podes encontrar facilmente um celular com a qualidade 4k que ajuda muito no resultados finais. Em um final de semana indo a Lisboa com uma amiga para fotografá-la me deparo com o cartão de memória avariado, já que não havia lojas perto para comprar um novo, optei por usar meu iPhone 11, vocês verão as fotos logo abaixo como exemplo de alguns tópicos.


1 . MANTENHA A LENTE SEMPRE LIMPA
A dica mais importante para você ter uma foto de qualidade é primeiramente limpar a lente, se estiver em qualquer lugar para limpar a lente do celular é interessante utilizar algum tecido de preferência de algodão, como alguma blusa, para que não corra o risco de arranhar a sua lente ao tentar limpá-la. Nunca limpe a lente com o dedo com as mãos, pois a pele tende a estar suja/gordurosa e pode acabar afetando ainda mais a qualidade da fotografia. Uma outra alternativa é utilizar um tecido de microfibra, tendo sempre cuidado de limpar levemente  a superfície da lente. 

2 . CONFIGURE O CELULAR PARA QUE TENHA A MELHOR RESOLUÇÃO:
Uma grande porcentagem dos smartphones vem com  a configuração padrão, para economizar na memória do celular, então o primeiro passo é colocar na qualidade maior, os smartphones atuais  já possuem a qualidade 4K e a maioria Full HD, esses dois são as melhores opções, já pensando ao longo prazo, supondo que você queira revelar aquela foto que você amou, o 4K vai ajudar muito a fazer aquele quadro bem grande pra decorar a sua sala.
O Segundo passo é já conferir que seu smartphone tem a opção HDR, que também é encontrada em muitos aparelhos atuais, com essa opção vai dar um UP nas fotos trazendo mais nitidez nas suas fotos e trazendo um equilíbrio entre as regiões claras e escuras, através dos ajustes na exposição.
 
Uma observação: Evite usar a opção HDR com fotos em movimentos.
Dica: Se o seu celular tem a opção de ‘modo retrato’ essa seria a melhor opção para deixar com a luz natural. Como nos exemplos abaixo para Android e Iphone.




 
3 . AJUSTE O FOCO:

Mesmo com os avanços das câmeras dos smartphones com o foco automático é sempre bom conferir se a foto realmente está bem focada, isso vai fazer que a foto fique mais nítida e com qualidade. O foco no celular é muito simples, assim que você enquadrar a pessoa ou objeto desejado é só você clicar em cima para o foco ficar corretamente, às vezes será necessário clicar outras vezes até o foco ficar no ponto certo, quando o foco estiver travado na pessoa é só tirar a foto e pronto, uma foto com mais nitidez.
4 . NÃO UTILIZE O ZOOM DIGITAL E O FLASH:
Outra dica importante é nunca usar a opção zoom digital pois ele tira a qualidade, distorce a imagem e dará um aspecto amador para as fotos. Ou seja, nunca dê zoom, para tirar uma foto mais perto, fique perto da pessoa ou do objeto para tirar o mais próximo possível e não precisar usar o zoom para aproximar.
Para ter uma foto com qualidade o ideal é não utilizar o flash em momento algum pois ele deixa a imagem com menos qualidade, deixando com aspectos de amador, pois deixará as fotos com cores estranhas, olhos vermelhos e ficará feio o resultado final 
5 . FOTOGRAFANDO COM LUZ DOURADA:
Golden Hour, Já ouviram falar ? Não?  Pois então, é a hora dourada, mais conhecida como Golden Hour, o horário especifico que os fotógrafos mais amam para fotografar. Nesse horário o sol está baixo, isso faz que ele não traz uma luz tão direta/Dura, assim a iluminação é mais suave, tornando as sombras e brilhos mais agradável, além de deixar a foto com uma temperatura quente, que eu, particularmente, tanto amo. Lembrando que a Golden Hour acontece no intervalo de 1 hora antes e depois ou por do sol, você pode conferir em sua própria cidade ou onde estiver a que hora o sol irá se por através desses aplicativo do por do sol para Android e para Iphone
 



 

6 . COMPOSIÇÃO USANDO REGRA DOS TERÇOS:

A regra do Terços é simplesmente uma grade de 3X3, que divide igualmente em 9 parte(Veja o exemplo logo abaixo), para muitos fotógrafos essa é uma maneira mais básica para montar uma fotografia e deixá-la  mais bonita ao vê-la. Os iniciantes na fotografia sempre colocam seus elementos no centro do quadrado, tornando uma composição central, e usar esse enquadramento em todas as fotos as fotos elas ficarão bem entredentes, por isso pratique bastante novas composições para deixar suas fotos muito mais atraentes e profissional ao olhares das pessoas que estão vendo suas fotos. Não esqueça de ativar essa opção na sua câmera! Confira alguns exemplos abaixo:




7 . SEMPRE EDITE SUAS FOTOS:
Alguns meses atrás antes de começarmos a namorar, eu disse para a Lari que pra ela ter um feed bonito precisaria editar suas fotos, bom, ela seguiu o conselho direitinho depois de ficar revoltada.  Não adianta apenas tirar fotos bonitas se não tiver uma boa edição, pra dar um ar mais profissional nas suas fotos quando você publicar nas rede sociais. O jeito mais prático para você editar suas fotos hoje em dia é através de presets no app Lightroom Mobile, na internet tem uma infinidade de presets gratuitos para você baixar e editar suas fotos facilmente. Inclusive, clicando aqui vocês terão acesso a um pack de presets para usar em suas fotos. Outro aplicativo seria o Vsco Cam, que além de ser gratuito você consegue encontrar no próprio aplicativo filtros que você conseguirá aplicar em suas fotos sem precisar ter muito conhecimento para isso. Sem sombras de dúvidas, o Lightroom, que tem a versão para Android e IOS, é o aplicativo mais conhecido entre os fotógrafos, pois nele você encontra vários recursos que possibilitam uma edição mais aprofundada, além de ser compatível com o arquivo RAW, um formato de alta qualidade. É interessante também manter o mesmo filtro e/ou preset ao publicar no instagram para conservar uma certa harmonia.


Agora não tem mais desculpa para ter aquele feed bonito e harmônico no instagram, é só colocar tudo isso em prática que tu vai ver um resultado absurdamente notório, assim como aconteceu no meu caso. O meu feed antes do Isma começar a me ajudar era super bagunçado, por mais que eu usasse aquelas ferramentas de organização de feed, sem um bom registro e uma boa edição, não adiantava fazer nada, depois que conversamos sobre isso e ele disse realmente com todas as letras para eu editar as minhas fotos mudou literalmente da água para o vinho, espero que com todas essas dicas, que por sinal ele ainda não tinha me dado - graças ao post eu também tenho acesso -  possam te ajudar a elevar o nível da sua fotografia mesmo que seja por hobbie.

Não deixe de seguir ele no instagram clicando aqui  e no Pinterest também clicando aqui, ele não prometeu mas eu vou o convencer a aparecer mais vezes por aqui para falar sobre fotografia, como tanto ama, então me ajudem convencendo-o comentando o feedback de vocês aqui em baixo e se utilizar as dicas, não esqueça de marcar para ele ver! Também me siga no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, produtividade e outros, como também se inscreva na Newsletter, logo aqui em baixo, no rodapé do blog.

Compartilhe com quem você gosta!
Com carinho, Lari.

  • Share:

Você pode gostar também

0 comentários