E o minimalismo digital?

By Larissa Bueno - julho 10, 2020



Dia desses fui desafiada a escrever aqui no blog mais sobre minimalismo e especificamente minimalismo na era digital. Me perguntei durante alguns dias o que eu poderia falar sobre isso de forma autêntica que eu aplicava na minha vida pessoal e reuni algumas dicas e pensamentos que quero compartilhar nesse post de hoje, porque na verdade há muito o que falar sobre esse assunto e talvez seja preciso escrever mais de um post sobre isso mas a ideia aqui é te ajudar a viver de forma plena a sua vida através do minimalismo digital que trará diversos benefícios para você mesma!

Principalmente nessa época que estamos vivendo em meio ao caos, por mais que tenhamos menos compromissos e passamos mais tempo em casa muitos tem tentado suprir tudo aquilo que foi tirado com a pandemia como os encontros físicos com os familiares, amigos, os passeios e correria constante através do mundo digital, consumindo todo tipo de conteúdo para passar mais rápido o tempo, preencher o vazio que as vezes toma conta mas algo que talvez poucas pessoas tem percebido é que estamos consumindo mais do que realmente deveríamos e quando eu pergunto a alguns amigos e conhecidos sobre o que estão fazendo nesse tempo em casa me respondem como se fosse óbvio "passo o dia inteiro no celular" não bastando só essa resposta tento me aprofundar e pergunto o porque e sinceramente a resposta me aflige um pouco " não tem nada pra fazer" e ponto. 

Não sou uma expert o assunto mas desde antes dessa pandemia começar, como ja comentei em outros posts, Deus me pediu minhas redes sociais, você pode estar se perguntando " o que Deus tem a ver com isso?" E eu posso dizer que tudo. Ele tem a ver com tudo. Eu passava grande parte dos meus dias em frente a uma tela de celular ou do notebook enchendo a minha cabeça de informações, que eu percebi ao longo desses meses ( sim! Quase 6 meses sem redes sociais, logo mais falo sobre isso) que na verdade não faziam nenhum sentido para mim como também nenhuma diferença sabe? Porque ficar sem receber esse tanto de informação não tem me feito falta, pelo contrário me sinto cada vez mais leve por não estar consumindo tantas coisas inconscientemente, porque sim, não vá me dizer que você nunca ficou horas olhando o feed alheiro através de uma única foto, porque fazemos isso quase sempre, é algo automático. 

Se não nos atentarmos isso vai virando uma bola de neve sabe? Vamos enchendo a nossa cabeça e o nosso feed com coisas desnecessárias simplesmente porque todo mundo segue, mesmo que você não goste do assunto abordado. É chuva de stories daqui, 1000 pessoas que você segue de lá , 300 conversas no whatsapp que você acaba não lendo mas insiste em ter e em manter tudo ali com você sem notar que tudo isso, esse tanto de informação a velocidade da luz e até mais rápido, convenhamos, na verdade não precisa e não deveria fazer parte da sua vida, pois para darmos atenção a tanta informação ao mesmo tempo acabamos nos distraindo da vida real, da vida offline e deixando de vivê-la da melhor forma involuntariamente muita das vezes.

É aqui que entra o minimalismo digital, ele entra na sua vida não para torná-la chata ou algo do tipo, mas para te ajudar a tirar essas distrações entende? O conceito de minimalismo foi bastante criticado em todos os conceitos por acharem que ele tira de você aquilo que você mais gosta para viver uma vida "sem nada e sem graça" quando na verdade ele te ajuda a priorizar e a colocar no topo aquilo que é essencial na sua vida para viver uma vida plena e melhor aproveitada, e é claro que isso inclui também a era digital, não é só sobre ter uma casa branquinha, sem muita coisa mas as coisas certas, mas também sobre ter perfis ,seja do Instagram, do Facebook e qualquer outro meio de comunicação, otimizado, que agreguem valor em você, tenha divertimento e entretenimento mas com aquilo que é essencial para você. Porque seguir 100 ou 500 pessoas que você na verdade nem acompanha direito ou que os assuntos abordados não te interessa? São informações desnecessárias que podem ser minimizadas e que na verdade só depende de você. Porque ter tantos aplicativos, arquivos, fotos e videos no celular ou laptop que você nem usa e não pretende nunca usar? 

Quando comecei esse meu tempo off, a primeira coisa que fiz depois de parar de postar e gravar, foi parar de seguir várias pessoas que eu não queria acompanhar mais, excluí diversas amizades virtuais que nunca na vida falaram comigo ou que não conhecia e que só estavam ali por estar, deixei visualmente o meu feed mais limpo sem tantas informações a meu respeito porque afinal: a vida não é resumida aquilo que postamos e vemos nas redes sociais, logo não preciso expor tudo. Respondi também as mensagens antigas ainda não respondidas e tantas outras pequenas coisas que me ajudaram a ter uma leveza durante esse tempo off. Assim como cancelar inscrições de e-mails que nunca na vida abri algum para ler, limpar a caixa de spam, remover da barra de favoritos aquilo que há tempos está ali que pensava olhar depois mas que nunca cliquei novamente, limpar a área de trabalho do notebook deixando-o visualmente mais organizado, essas pequenas coisas fazem milagre em nossas vidas, de verdade, porque mantemos nela o que é realmente necessário sem ocupar espaço com coisas que não são importantes e não agregam em nada pra você!

Talvez hoje seja o dia ideal para uma faxina virtual na sua vida, dá preguiça eu sei, mas depois que começa verá que tudo se torna mais fácil, é como uma gaveta cheia de papeis aleatórios ao olhar para ela você vê uma bagunça sem fim e não consegue encontrar nada em meio a tanta papelada quando precisa, quando alguém arruma e organiza deixando só o que é necessário, da próxima vez que precisar de algo vai ver que não vai levar tanto tempo como levaria se estivesse com papeis transbordando da gaveta, assim também é na vida digital e nas mídias sociais, quanto mais coisas acumularmos mais difícil se torna para encontrar algo que queira, e você acaba se perdendo em meio a tantas coisas, por isso é importante uma faxina constante, seja uma vez a cada mês ou em quinze em quinze dias, você quem decide, o importante e a lição desse texto é "Mantenha ao seu alcance aquilo que realmente importa pra você e é essencial" isso te polpará muito tempo e muito mais leveza na sua vida a partir de então, e também te ajudará a viver a vida mais offline pois através dessa faxina você vai começar a perceber o que realmente importa estar online ou viver a sua vida um pouco mais longe do celular, pois não é só sobre minimizar as distrações mas também sobre uma mudança de mente em relação ao benefícios e malefícios que passar horas em frente a uma tela de computador pode trazer a sua vida. Em breve continuamos uma conversa sobre esse assunto.

Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, vida saudável, receitas e produtividade, como também se inscreva na Newsletter, logo aqui em baixo, no rodapé do blog para que você receba as notificações sempre que sair post novo aqui no blog e faça parte dos seguidores do blog se inscrevendo logo abaixo também.

Compartilhe com quem você gosta,
Com Carinho, Lari. 

  • Share:

Você pode gostar também

0 comentários