Menu
Receitas

Como fazer purê de batata sem leite e lactose

purê fácil, o que fazer com batata com poucos ingredientes, o que fazer para intolerante a lactose no almoço de gostoso

A primeira vez que eu finalmente me rendi ao meu gosto restritivo de comida e coloquei uma boa colherada de purê de batata no meu prato não acabou tão bem quanto imaginei que seria. Quando a Ima, a cozinheira da escola missionária que participei na Espanha viu que eu, uma intolerante a lactose e alérgica a proteína do leite coloquei aquilo no meu prato gritou do outro lado da mesa “Meninaaaa, isso tem muito leite, você não pode não”. Se ela não tivesse dito isso eu teria comido e ainda repetido pois não fazia ideia de que purês eram feito com leite, ainda mais creme de leite que ela se não me engano tinha colocado também.

Aquela única colherada ficou marcada na minha mente e desde então venho tentando algumas receitas sem nenhum resquício de leite de vaca para substituir essa coisa tão maravilhosa na nossa culinária e finalmente encontrei testando mesmo através da cabeça, misturando alguns ingredientes e outros, uma receita que definitivamente me fez deliciar sozinha várias vezes com esse purê de batata e encontrar a solução para esse problema: fazer coisas gostosas sem leite de vaca que tenham praticamente o mesmo sabor da versão original e posso dizer que eu consegui. Não é preciso muitos ingredientes, você com certeza já tem todos eles em casa ou se não tiver é bem fácil e barato de encontrar para se deliciar todas as vezes que bater aquela vontade de comer um bife acebolado com purê de batata “hummmmmm” é de encher a boca de água, juro para vocês.
Você vai precisar de:
2 batatas médias/grandes
1/4 de xícara de leite vegetal ou água 
1 colher de sobremesa de creme vegetal ou azeite de oliva
Orégano á gosto
Alho à gosto
Sal à gosto 
Obs: Usei tanto leite vegetal de amêndoas quanto em outra receita usei água e deu a mesma consistência e não fez muita diferença no sabor. Mas você pode usar qualquer tipo de leite vegetal, de soja, caseiro, a intenção é usar só para ficar uma textura mais homogênea.
Modo de fazer:
Descasque as batatas cortando em seguida em pedaços menores, tanto faz a forma e coloque em uma panela com água até que elas estejam completamente mergulhadas e leve ao fogo até elas estiverem no ponto ideal que é quando você apertar com um garfo e ela estiver meio que despedaçando. Coloque em seguida as batatas no escorredor, tendo o cuidado de não se queimar com a água tão quente por favor rs. Enquanto a batata estiver cozinhando, prepare o alho, socando no socador. Assim que ela tiver escorrido toda a água em um recipiente qualquer amasse todas elas com um garfo até virar uma especie de purê iniciante de batata e em outra panela adicione o creme vegetal seguido do alho e mecha em fogo baixo até você sentir aquele aroma delicioso de tempero e então coloque o seu purê de batatas nessa panela adicionando em sequencia o leite vegetal, sal e orégano mexendo sem parar até que tudo esteja bem uniforme. Depois é só colocar em uma tigela ou se servir como quiser.
Rendimento: se assim como eu você ama, acredito que essa receita só dá para uma pessoa comer dependendo do tanto que você for se servir, eu por exemplo comi no almoço e na janta essa porção. Mas para mais pessoas precisará dobrar a receita ou até triplicar para deixar todos felizes com esse purê delicioso.
Testa na sua casa e me conta depois aqui nos comentários o que achou dessa alternativa para quem tem restrição alimentar e se quiser dar uma olhadinha nas outras receitas que posto aqui no blog sem lactose glúten clica aqui, espero de coração que vocês tenham gostado.
Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, vida saudável, receitas e produtividade, como também me acompanhe  no IG clicando aqui
Não fique de fora das promoções e ofertas que estão acontecendo diariamente no site da Amazon participando do nosso canal no telegram. Compartilhamos as melhores ofertas com descontos incríveis para você adquirir quem sabe aquele produtinho tão sonhado há meses. O link para participar é o seguinte: https://t.me/aproveitenaamazon
Compartilhe com quem você gosta,
Com Carinho, Lari. 

2 Comments

  • Any
    22 de outubro de 2020 at 13:09

    Voltando aqui para dizer que fiz essa receita e deu super certo!
    Venho buscando diminuir meu consumo de leite e essa alternativa ao purê que costumava comer ficou muito boa, gostei bastante ♡

    Obrigada pela dica, Lari!
    Abraços ♡

    Reply
  • Larissa Bueno
    27 de outubro de 2020 at 13:50

    Aiii que maravilhaa <3 Feliz demais com esse comentário!!!
    Obrigada você por esse feedback maravilhoso, bjs Any.

    Reply

Deixe um comentário