Menu
Deus / Pensamentos

Não responda o mal com o mal

Estamos constantemente sendo tentados, todos os dias, a reagir a situações ruins com o desprezo, com a  ira e com a raiva, porque somos tendenciosos a reagir o mal com o mal. Entretanto não deve ser assim, e essa é uma luta diária contra nós mesmos. Estamos acostumados a ser recíprocos com quem nos trata com amor, com carinho e lealdade conscientemente mas também muita das vezes somos recíprocos nas situações ruins também, consciente ou não, e reagimos da pior forma quando na verdade deveríamos ser diferentes, não por causa de nós mesmos, mas por quem habita em nós.
Assim como não devemos fazer algo de bom para que o outro que será beneficiado retribua com o bem. Paulo escreveu aos Romanos sobre isso no capitulo 12. Se o seu inimigo está sentindo fome, sentindo sede e você está com a oportunidade de servi-lo, assim faça, não esperando que ele te recompense ou que dê um sorriso para você e acabe com as guerras em seguida, não, se fizermos dessa forma em todas as situações em que formos inclinados para reagir ao mal com o bem, podemos sim até fazer o bem, mas com segundas intenções, através de interesse, o que não agrada a Deus.
Fazemos o mal porque estamos sendo dominados pelo nosso pecado, mas se Cristo habita em nós precisamos lutar diariamente contra isso para agirmos como Jesus, que embora sabia que iam maltratá-lo os amou, e não só isso como também se entregou por todos aqueles que faziam e fazem o mal. Sabe, as nossas ações não podem ser um reflexo das atitudes ruins das outras pessoas, não. O que fazemos com o mal que vem até nós não pode ter relação direta com as atitudes ruins da pessoa que o fez. É loucura entender isso e viver isso porque é fora da lógica que vivemos no mundo. Se alguém faz algo ruim para você, o que dizem ser o certo a se fazer é ir tirar satisfação, discutir, e até mesmo se vingar fazendo algo ruim para a pessoa. Não! Viver no evangelho é loucura para o mundo e isso faz parte: não podemos revidar um ataque de alguém, bater de frente, jogar na cara e coisas do tipo que estamos propensos a fazer, porque a nossa carne é fraca. Muita vezes o bem que queremos fazer não conseguimos, porque o pecado está falando mais alto, mas a nossa atitude quanto a isso deve ser orar pedindo sabedoria a Deus e para nos ajudar a tratar o mal com o bem.
Nós não precisamos provar nada para ninguém, se uma situação ruim vier até você não se deixe ser dominado pelo pecado e usar o mal para se defender, entregue isso a Deus, Ele sabe o que faz e nós não precisamos fazer nada quanto a isso. Dia desses uma pessoa muito próxima de mim me julgou dizendo algo que não era verdade por mensagem no whatsapp, que no momento me deixou com muita raiva, a minha vontade sinceramente era retrucar, debater, dizer que aquilo não era verdade e tantas outras coisas, e enquanto isso eu estava conversando com o Ismael por videochamada, comecei a chorar de raiva ainda sem responder a mensagem e ele disse para eu não falar nada porque seria pior, eu realmente me igualaria a essa pessoa e faria o que o inimigo queria que eu fizesse que era devolver com o mal. E assim fiz, não respondi a afronta e embora eu não saiba o que essa pessoa pensou depois de ter visto que eu não falei nada para me defender, tenho certeza absoluta que ela não esperava que eu ficaria em silêncio quanto a isso. 
O nosso automático sempre será agir por impulso, querer tirar a satisfação, nos defender e as vezes podemos até ter razão mas se Jesus não pagou o mal com o mal, quem seremos nós para fazer isso? Devemos dar a nossa outra face também, precisamos não só guardar o nosso ego e deixar o pecado de lado mas agir em amor, porque sem amor estaremos falhando. Se pagássemos todas as ações com amor ao invés de ódio, discussões e brigas como estaríamos hoje, como estaria o mundo, como estariam as pessoas ao nosso redor, certamente o evangelho já teria alcançado o mundo todo. E é nessa hora que as pessoas de fora olham para nós e falam: mas vocês não são cristãos? Não podem discutir e devolver com o mal, porque a todo momento somos dominados pelo pecado, pela nossa natureza e a voz acaba sendo mais forte. Quando fazemos o bem, mesmo em uma situação em que se espera de nós uma reação ruim, as pessoas ficam perplexas e muitas vezes ficam constrangidas, se fizermos em amor, e engana-se quem pensa que se agirmos assim seremos bobos, não, nós precisamos ter noção do nosso valor em Deus, quem somos nEle e o que Ele designou para vivermos. Se formos maduros na fé, essas coisas não nos derrubam, não nos abalam e também não nos fazem pensar menos de nós porque estamos respondendo com o bem em uma situação onde só existe o mal. É agindo contra a nossa natureza que nos tornamos parecidos com Jesus.
Romanos 12.21 “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.”
Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, vida saudável, receitas e produtividade, como também se inscreva na Newsletter, logo aqui em baixo, no rodapé do blog para que você receba as notificações sempre que sair post novo aqui no blog e faça parte dos seguidores do blog se inscrevendo logo abaixo também. Me acompanhe também no instagram que é @larissabuenoc. Tem várias coisas legais por aqui aproveite para conferir navegando pela página, é muito bom ter você aqui com a gente.
Compartilhe com quem você gosta,
Com Carinho, Lari.

1 Comment

  • Any
    7 de outubro de 2020 at 09:22

    Lari, que mensagem maravilhosa. Simplesmente concordo com cada palavra!
    Sim, é muito difícil retribuir o mal com o bem, já que é tão mais fácil ceder ao pecado, porém precisamos sempre nos lembrar de que o bem é o certo.
    Há alguns momentos atrás eu estava chateada e até com um pouco de raiva diante de uma situação e, nossa, seu post caiu como uma luva, no momento certo, me fazendo pensar sobre como não preciso me sentir assim e como não devo agir usando o mal.
    Não sabe como me sinto grata por Deus te usar de forma tão incrível ♡

    Abraços,
    Any ♡

    Reply

Deixe um comentário