Menu
blogueiras / Pensamentos

A tal da comparação

 Deveria existir um remédio para impedir o tanto de vezes que a gente acaba se comparando ao longo dos dias, seria bem mais fácil tirar a comparação da nossa vida, mas certamente seriamos dependentes dessa formula quase que mágica para solucionar um grande problema. A verdade é que a comparação não pode ser vencida assim tão facilmente, é um processo longo, e as vezes chato, para conseguirmos minimizá-la das nossas vidas e é sobre isso que vamos falar nesse post de hoje.
A comparação, infelizmente, se dermos esse poder a ela, pode nos paralisar com perguntas e frases que surgem nas nossas cabeças como: “Porque eu deveria fazer, se tem gente que faz melhor?” ou “Tem pessoas melhores do que eu pra fazer isso” e ainda “Não me sinto capaz de fazer isso, o dia que eu ter as experiencias que a minha amiga tem eu faço” talvez relacionado a algo mais fundo “Ninguém vai querer namorar comigo porque eu não tenho o padrão de beleza que todos buscam”. Você já passou por alguma situação parecida, especificamente nessa semana? Porque sim, todas nós, todos nós estamos tendenciosos a nos comparar a vida toda se não dermos um fim. Por esses exemplos já vemos que a comparação nos faz ficar muito, muito e muito pra baixo, não nos sentimos suficiente, interessantes e capazes de fazer algo e tudo isso é MENTIRA
Infelizmente acabamos pensando que a outra pessoa, do outro lado da história é melhor do que nós e por muitas vezes a gente acaba pensando “Poxa Deus, porque o Senhor não me fez assim também?”. Sinceramente essa é a pior besteira que podemos pensar sobre nós. Não, não e não, pode tirar isso da sua cabeça. Deus não errou. Ele fez a mim e a você do jeito que Ele queria, segundo a sua imagem e semelhança. A maioria das vezes em que eu me comparei com as pessoas, foi no quesito externo, na aparência, o que não me fazia olhar para mim com olhos de amor, porque sempre me comparava, deixando-me ainda mais lá em baixo. O que eu tenho ou deixo de ter, não deve ser comparado ao que as pessoas tem sabe? Cada pessoa é única e singular. E quantas vezes isso me paralisou.
Sempre fui magra e para muitos talvez isso seja um sonho, mas para mim era quase um pesadelo, principalmente na adolescência, em que todas as meninas da minha sala desenvolveram o corpo e eu não. Eu não curtia muito usar calça ou ir a praia com as pessoas, o máximo que ia era só com minha família. Mas aos poucos fui percebendo que eu não sou apenas o meu corpo, eu tenho algo muito valioso dentro de mim que é o Espirito Santo, e as minhas características como pessoa, o eu caráter diz mais sobre mim do que o meu corpo sabe? E eu passei a não me importar tanto com isso ao ponto de me comparar com as pessoas. 

Eu ainda quero engordar, mesmo aos 20 anos de idade continuo sendo uma pessoa magra, a comparação não me paralisou ao longo do caminho porque eu escolhi que não queria tê-la na minha vida a partir do momento que eu entendi que sou uma pessoa única e que embora a sociedade diz o contrário, alguém pode se apaixonar por pessoas que fogem desse padrão sem dificuldade, o que aconteceu comigo. Eu não estava me preocupando em querer ser alguém que eu não era quando aconteceu isso, não, eu estava ocupada demais tentando ser a minha melhor versão, amando quem eu sou mesmo sendo magra e querendo mudar isso. Porém agora a motivação não é ser igual a fulana de tal, ou porque todas as minhas amigas tem mais corpo, não.
Entendi que eu posso mudar sim, se eu quiser, por livre e espontânea vontade e não por pressão, sobre o que as pessoas dizem ser bonito ou não. Sabe,  gostos são muito peculiares, o que é bonito para uma pessoa, pode não ser bonito pra mim, e talvez é isso que precisamos entender, não nascemos para ser um padrão. Nem os nossos DNA’s são iguais, porque deveríamos nos tornar uma cópia uma das outras? Assim como em personalidade, cada pessoa tem a sua característica e é isso que te torna única. A sua risada, o seu olhar, a sua voz, o jeito como você brinca com as crianças, como você chora, se diverte e tudo mais.
Nós tamos expostas a muitas coisas devido o contato diário com as redes sociais, e principalmente no instagram temos a tendencia de nos compararmos com as pessoas que sequer ouvimos falar na vida, só pelo que ela tem e o que parece ser esteticamente falando. O que me ajudou muito a mudar isso foi parar de acompanhar pessoas que me faziam ter esse tipo de pensamentos negativos sobre mim e não ficar procurando a fim de encontrar pessoas que me darão motivos para me comparar, tem me ajudado muito.
A tal da comparação só vai te levar para um lugar de paralisação, você pode até continuar andando, achando que as coisas estão prosseguindo ainda se comparando, porém ela não vai te levar a lugar nenhum pode ter certeza, porque ela tira de nós aquilo que verdadeiramente somos em essência. É um caminho longo e cansativo, porque você nunca vai conseguir ser como as outras pessoas, e isso vai te frustrar ao longo dele. Entender que você é única é o começo de uma transformação, a comparação sempre vai acabar vindo ao longo da vida, mas o que você não pode deixar é ela ditar quem você deve ser e quem você não é. Pessoas são únicas, e não esqueça de que você faz parte disso!
Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, vida saudável, receitas e produtividade, como também se inscreva na Newsletter, logo aqui em baixo, no rodapé do blog para que você receba as notificações sempre que sair post novo aqui no blog e faça parte dos seguidores do blog se inscrevendo logo abaixo também. Me acompanhe também no instagram que é @larissabuenoc. Tem várias coisas legais por aqui aproveite para conferir navegando pela página, é muito bom ter você aqui com a gente.
Compartilhe com quem você gosta,
Com Carinho, Lari.
 a comparação, como vencer a comparação, porque eu fico me comparando com todas as pessoas.

1 Comment

  • Unknown
    29 de novembro de 2021 at 17:13

    Oi posso pegar seu whats? Gostei bastante do q disse

    Reply

Deixe um comentário