Como se manter organizada sem ter uma agenda ou um planner

By Larissa Bueno - fevereiro 10, 2021



É muito comum associarmos a organização com agendas e planners físicos, pois vemos com bastante frequência pessoas organizadas utilizando uma o tempo todo. Mas através desse post quero compartilhar com vocês como eu consigo manter a organização, até extrema em alguns casos, sem utilizar nenhum tipo de agenda, planner e papel para isso.

Conheça o nosso Pack Voe com 100 templates editáveis para feed do instagram + bônus de 20 paletas de cores como sugestão por apenas R$3,99 por tempo limitado clicando aqui

Itens de papelaria sempre me chamaram a atenção mas ultimamente tenho visto uma vasta coleção de coisas miúdas e agendas e planners que são de fato encantadores. Fica difícil resistir a tentação, confesso para vocês, porque é um item que parece ser indispensável na organização e planejamento de sonhos, planos e projetos, o que não é tão verdade. É possível se manter organizada sem a utilização de um item físico para isso.

Quando parei de comprar esse tipo de coisa, não foi algo intencional do tipo " Não vou mais comprar nenhuma agenda por tanto tempo" não, muito pelo contrário. Fui me desapegando aos poucos quando parei de estudar pois não ia com muita frequência a papelaria. Outra coisa que também significou muito para eu não comprar foi o fato de que itens de papelaria nem sempre são baratos, especialmente agendas que cada vez mais estão sendo produzidas de formas diferentes que chamam tanto a atenção que independente do valor pensamos que vale a pena o investimento, sim vale a pena, mas eu não queria gastar um valor X com algo de papel que também faz mal para a natureza, esse ponto acertou em cheio na minha cabeça, porque querendo ou não, usamos, escrevemos infinitas coisas e no final acabamos deixando ela de lado pois não serve tanto, pois a maioria das vezes escrevemos coisas não tao importantes para levar para a vida e acabamos jogando fora.

Tudo isso me impediu de consumir esse tipo de coisa.

Mas como me organizo se não tenho uma agenda sempre comigo?

Graças a tecnologia temos muita facilidade e não precisamos ter um pedaço de papel para expor nossas ideias, nos organizarmos e planejarmos algo. Não é verdadeE porque não usar isso da forma correta ?

Foi quando comecei a usar com frequência o bloco de notas do meu celular para fazer o planejamento do dia, que normalmente escrevia e no mesmo dia já jogava a folha avulsa no lixo depois de tê-la completado. Escrevo diariamente os meus afazeres para o próximo dia, com a opção de check-list no meu próprio celular.

Obviamente o tempo no celular aumenta, porém quando não quero utilizar o meu celular, o que faço é escrever a lista "To do list" no Notebook na ferramenta do google "Google Keep" que nada mais é do que um bloco de notas virtual. Todas as minhas ideias para o blog, quanto a posts também ficam lá e até hoje não tive nenhum problema quanto a isso, pois consigo deixar muito mais organizado do que se eu escrevesse em apenas uma página em um planner ou agenda. Como também o Trello para conseguir algo ainda mais organizado.

Utilizo com frequência também o Google Agenda para visualizar o calendário e conseguir organizar os compromissos com muito mais facilidade, pois posso acessar tanto no computador quanto no celular, podendo também adicionar um alarme e notificação no celular para não esquecer, o que pra mim facilitou muito mais.

Parar de usar a agenda física para mim foi algo sensacional, sinceramente, parece mais complicado ficar sem ela, mas para mim funcionou melhor assim. Pois confiava absurdamente na minha agenda ao ponto de duvidar que a minha mente seria capaz de se lembrar de algo se não escrevesse. Após ficar alguns anos sem ela percebi que o meu cérebro consegue sim absorver a guardar muitas informações sem a necessidade de escrever em um papel com uma caneta. 

Sempre escrevo os afazeres do dia no bloco de notas para me nortear, mas no final, a minha mente consegue guardar aquela imagem visual e não preciso ficar olhando toda hora para conseguir me lembrar do que fazer.

Descobrir e aplicar isso foi libertador.

É claro que, como uma aspirante escritora, eu adoro escrever no papel, coisas mais importantes, que com o tempo continuarão sendo importantes para mim, mas não utilizo uma agenda datada ou um planner, tenho um caderninho para isso, bem simples, para guardar pensamentos preciosos por quem sabe décadas e décadas, sem a necessidade de jogar fora como fazia com as agendas.

Particularmente eu anotava absolutamente tudo nelas, tanto afazeres quanto pensamentos, sentimentos, ideias, receitas, tudo. Porque não queria ter um caderno e agendas para cada coisa, e ficava aquela bagunça infindável.

Para finalizar, não sou contra a organização em agendas e planners, pelo contrário, cada pessoa tem o seu jeito de se organizar, mas através desse post quero dizer que na verdade a organização está muito além do que escrevemos em uma folha de papel ou em uma tela, é sobre ser organizada, independente da ferramenta que utiliza para isso. E dizer que sim é possível ser uma pessoa organizada sem gastar tanto dinheiro com agendas sempre que preencher todas as páginas.

Me conta nos comentários se você não abre mão da agenda por nada ou gosta mais de usar a tecnologia para se organizar. Independente, o importante aqui é você se organizar da maneira que mais funciona para você.


Se você quiser me seguir no Pinterest eu posto bastante coisa legal por lá, Templates para stories, frases, inspirações de tudo mais e no instagram (@larissabuenoc) que é onde compartilho mais coisas do meu dia a dia, apareço de vez em quando cantando por lá também e temos interações quanto ao conteúdo aqui do blog nos stories. Não deixe de se inscrever na Newsletter, no rodapé dessa página para receber todos os posts no seu e-mail automaticamente. É muito bom ter você aqui com a gente!!

Compartilhe com quem você gosta,
Com carinho, Lari.

  • Share:

Você pode gostar também

8 comentários

  1. eu uso ambas as formas, tanto o bloco de notas do celular quanto um pequeno caderno que eu já tinha por aqui que recentemente tenho usado para anotar meus afazeres. agora tenho sentido a necessidade de anotar no papel para conseguir realizar algumas coisas, mas em outros momentos não. tentando sempre ver o que se encaixa melhor para cada um, em cada momento, vamos entendendo o que faz sentido pra gente.
    gostei muito das dicas! acabo intercalando os dois, como disse, visando minhas necessidades atuais, mas com certeza acho muito importante avaliarmos se precisamos mesmo consumir isso ou aquilo e qual a melhor forma de fazer. muito bom o post!

    abraços, Lari ♡
    Any.
    Poetiza-te

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao existe certo ou errado, existe aquilo que funciona melhor para você e é incrivel que esteja percebendo isso, é maravilhoso.

      Ótimas palavras

      Beijos Any.

      Excluir
  2. Estou amando as dicaso do blog! Queria ver mais dicas de livros e organizações.
    Sua escrita é maravilhosa
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah que comentário mais lindo Glaucia ♡♡♡ muito obrigada rs.

      Pode deixar que vou escrever mais sobre esses assuntos, eu também gosto bastante.

      Beijos

      Excluir
  3. ultimamente também estou utilizando muito a tecnologia na organização, sempre quis ter um planner, mas não consigo me adaptar :( então nem compro pra não gastar dinheiro com algo que irei usar pouco/nunca. Ótimo post Lari!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais prático e mais fácil né? Além de ser algo gratuito, voce tambem consegue se organizar!!

      Beijoss

      Excluir
  4. Estou no mesmo caminho: usar cada vez menos papel. Me sinto em um caminho de libertação. Também sou aspirante à escritora e amo seu canal. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma para o time sem papel haha
      Puxa, que coisa boa, sucesso para ti também!!!

      Excluir