Menu
Pensamentos

Eliminar vestígios não apaga as memórias

Apagar vestígios, eliminar as provas, não faz com que algum acontecimento suma da memória. Eles sempre estarão lá, mesmo que não haja nada concreto para te fazer lembrar.
As sensações, os cheiros, lugares, cores, sentidos e pessoas sempre trarão lembrança a aquilo que talvez não gostaríamos de relembrar. Por mais que tentamos, nos esforçamos e lutamos para que algo fique guardado dentro do baú, daqueles que gostaríamos de deixar a sete chaves, eles se farão presente ali, na sua vida, quer você queira ou não.

Podemos rasgar uma foto ou apagar do feed, já que estamos na era das redes sociais, para que ninguém veja o que aconteceu em determinado momento ou para que nós mesmos não nos lembramos fisicamente de um dia, mas uma coisa é certa: a foto estará registrada em nossas memórias também, porém não poderemos rasgar ou apagar assim tão fácil.
É verdade que com o tempo aprendemos a lidar com o passado e aquilo não nos trás mais um peso, dores e angústias. Se torna mais leve, mais tranquilo e simples de lidar, mas as lembranças não são esquecidas, ouvi uma vez que o nosso cérebro guarda em um lugar reservado, como um palco, as memórias mais dolorosas, tristes e traumáticas, é inevitável, elas sempre estarão lá. A diferença é que conforme você lida com isso e amadurece as lembranças ruins se tornam apenas lembranças, que te faz lembrar o tanto de coisa que enfrentou para estar no lugar que estar hoje e ter orgulho de si mesma, por ter lutado tanto para fazer da sua história diferente do que as evidências mostravam que seria por causa dos traumas que a vida agregou em você.
Passar pelo que você está passando hoje pode parecer difícil e complicado demais, e realmente é, você não gostaria de estar sofrendo ou de estar passando por coisas que não estavam nos seus planos, mas uma coisa é certeira: mesmo que no futuro essas vivências passeiam pela sua mente, você estará bem mais preparada para viver a vida do que esteve hoje. E saberá lutar, agarrar as coisas boas e aproveitar os bons momentos. 
Você pode repetir para si mesma quantas vezes quiser “eu vou esquecer isso” e por mais que tente, isso não vai acontecer assim tão de repente. Vai levar tempo até você se acostumar com essas lembranças e deixar de se sentir perturbada a cada vez que isso remeter a sua mente. 
Jogar coisas fora, apagar vestígios e provas te faz desgrudar fisicamente de algo, você consegue apagar de maneira metafórica, mas na mente, não é tão simples e fácil assim.
Leva tempo, anos, quiçá uma vida inteira. Ouvimos diariamente relatos de pessoas mais velhas que carregam coisas na mente de quanto eram jovens e adolescentes, pessoas essas que estão quase no fim da vida e não se esqueceram daquilo que trouxe mágoas ao coração mesmo que tenham vivido uma vida inteira de alegrias.
Nós esquecemos daquilo que não é importante com muita, mas muita facilidade. As vezes até de coisas que são importantes, mas não nos esquecemos dos traumas, dos medos, das falhas e das experiências ruins com tamanha rapidez.
Se alguém te perguntar hoje qual foi o dia mais feliz da sua vida, tenho certeza que você refletirá um pouco antes de responder, pois por mais que não queremos, acabamos esquecendo de algumas coisas conforme o tempo vai passando e precisamos forçar a nossa mente para lembrar. Mas se te perguntarem qual é a sua lembrança mais triste, a resposta estará na ponta da língua, isso é inevitável.
Como escrevi acima, pode passar uma vida inteira e talvez nunca esqueceremos do que aconteceu conosco, mesmo que nos esforçamos ao máximo para isso, na verdade aprenderemos a lidar com eles e viver sem nos culpar tanto por isso.
Tenho um presente super especial para você, um cupom de 50% desconto para utilizar em todos os Packs da Revoar, é só inserir esse cupom VOE50 na finalização da compra através desse link aqui.
Compartilhe com quem você gosta,
Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário