5 coisas para evitarmos que sugam as nossas energias

By Larissa Bueno - setembro 07, 2021



Pode parecer que não, mas a pandemia trouxe algo de bom dentre tantas coisas ruins que também aconteceram ao longo desse tempo, ela nos deu a oportunidade de olhar para dentro de nossos lares, para a nossa volta com mais ênfase e principalmente, nos permitiu olharmos para dentro de nós mesmos e perceber que há muita coisa que precisa mudar e evoluir, para o nosso bem e dos outros ao nosso redor.

Sim! Olhávamos constantemente para o que estava fora, distante e fora da nossa realidade com tamanha frequência que esquecíamos, ou não nos atentávamos para aquilo que estava debaixo do nosso nariz, como diz a expressão popular. Todos os dias temos a oportunidade (não que antes não houvesse, mas hoje tem sido mais comum essa busca por um desenvolvimento pessoal e de comportamento) de olharmos para aquilo que podemos mudar e colocar as mãos na massa para que isso aconteça.

Pensando sobre isso, listei alguns pontos que podemos evitar para que possamos ter mais energia, alegria e desfrutar melhor dessa vida, que é tão única e singular, sem ficar estagnadas (os) no meio do caminho sem avançar. São 7 coisas para evitarmos que hoje podem estar tirando de você aquele vigor e força para vencer mais um dia e mais uma batalha diária.

Que são eles:

Pensar muito: Há quem diga que quem pensa demais se torna uma pessoa sábia, eu até concordo em partes, porque depende muito do que pensamos e sobre o que estamos pensando. O pensar muito que pode estar sugando a sua energia está mais relacionado a pensar em frustrações que aconteceram a tanto tempo atrás, ficar remoendo algo que podia ter ficado no passado, pensar em como teria sido diferente se você tivesse feito diferente, tudo isso faz mal para você e pode estar te prejudicando em diversas áreas da vida. Assim como pensar, pensar e pensar, sem tomar nenhuma atitude, mesmo que seja para o bem, pensar só por pensar e ficar nesse ciclo vicioso, sem nenhum fundamento, apenas enchendo a sua cabeça, pode estar ocasionando em você falta de produtividade e energia para realizar outras coisas. Quando estiver assim, tente ao invés de só ficar pensando e pensando, tente escrever em um papel, conversar com alguém, isso pode te ajudar.

Ter uma alimentação ruim: você obviamente não precisa só comer alface e tomate o dia inteiro, 7x por semana, mas pode começar a fazer algumas trocas do bem para o bem da sua saúde, afinal "saco vazio não para em pé" o que também nos faz refletir que ter uma alimentação ruim pode ocasionar falta de disposição e energia para fazer tarefas simples, ainda na luz do dia. Ter refeições nutritivas, comer pelo menos duas frutas no dia, beber bastante liquido e evitar aquelas refeições industrializadas com toda certeza vai te dar um novo ânimo e revigorará as suas energias.

Acessar as redes sociais à todo instante: podemos até dizer para nós mesmas: "só um minutinho" e ali se passam dez, quinze, vinte minutos e quiçá uma hora rolando o feed alheio. Muitas informações são despejadas a todo momento nas redes sociais, você consegue saber onde uma pessoa está mesmo que não esteja interessada em saber, ou o que ela está fazendo e por mais que não percebamos, aos poucos vai sugando as nossas energias, chegando na metade do dia sem nenhuma disposição e com vontade de estar em casa fazendo absolutamente nada. Ao invés disso: desative as notificações das redes sociais, vai por mim, isso vai te poupar muita energia no final do dia.

Querer agradar a todo mundo: acabamos por vezes fazendo coisas que na verdade nem queríamos só para agradar o outro, só porque te chamaram para ir na pizzaria, só porque queriam muito que você fosse assistir aquela peça que na verdade você nem tem interesse no assunto e então você vai, porque quer agradar, quer ser amiga, quer fazer companhia para aqueles que sempre fazem companhia a você. Ou ainda, quando você posta algo porque os outros esperam que você poste aquilo, ou para que as pessoas se agradem do que você está compartilhando, e tantos exemplos que poderia descrever aqui, mas querer agradar todo mundo vai te privar muitas vezes de agradar a si mesma, além de te deixar cansada, mesmo que não tenha caminhado ou ter feito algum esforço físico. Faz isso não, faz o que você realmente quer fazer (estamos falando aqui para pessoas mais maduras, abaixo dos 18 nós realmente fazemos coisas que não queremos mesmo que seja para o nosso bem, então continue obedecendo por favor) e tente se agradar em primeiro lugar, não faça ou deixe de fazer algo porque as pessoas talvez não vão gostar (dentro dos seus princípios é claro) infelizmente nem Jesus agradou a todo mundo, quem dirá nós.

Reclamar sobre tudo e todos: concorde comigo que é péssimo estar ao lado de pessoas que só sabem reclamar, parece que nada nunca está bom, há uma enorme zona de insatisfação que chega ser contagiosa por vezes. É cansativo estar ao lado de alguém assim, o pessimismo é algo que esta sempre presente e o desanimo mais ainda... Nem tudo serão flores, nós já sabemos disso, mas a reclamação só vai sugar a sua energia em troca de absolutamente NADA. Precisamos ser realistas, ninguém e nada é perfeito, terão falhas, e a maioria das vezes o que precisamos fazer é relevar para convivermos bem e felizes.

A tal da comparação: já escrevi um post sobre esse assunto aqui no blog ( leia clicando aqui) , mas se tem uma coisa que mais suga as nossas energias, bem mais do que fazer musculação ou qualquer outra prática de exercícios é a comparação. Isso porque ela nos leva a uma maratona de querermos ser quem de fato, nós NÃO somos, podemos até tentar ser parecida com fulana de tanto se comparar com ela (porque é isso que a comparação faz: chega em um ponto que vamos querer nos anular por causa dela) mas toda essa corrida além de ser em vão, será cansativa, custará muito suor e no final estaremos insatisfeitas e infelizes, porque a comparação quis corromper quem nós somos. Tente guardar a seguinte frase em seu coração, para não se esquecer: você é única! Não precisa ser parecida, ou viver coisas que os outros estão vivendo para que tenha algo de bom para agradecer ou festejar, a sua vida, o seu jeito, a forma como você foi formada é sua, não tente anular isso!

Se sobrecarregar: Assim como o pensar demais, que pode ser classificado como uma forma de sobrecarga também, encher a sua agenda de afazeres, listar milhares de coisas para fazer em um dia só para dizer que dá conta do recado é uma péssima ideia, tudo o que vai acontecer é te deixar duas vezes ou mais: cansada. É importante que você tente distribuir tarefas, delegar funções, dividir melhor o seu tempo durante a semana para que não fique sem energia por um dia inteiro.

Espero de todo o meu coração que esse post tenha te ajudado e trago clareza de alguma forma, estamos aqui juntas (os) para aprender e nos desenvolver a todo tempo para que possamos viver a vida que fomos criados para vivermos. Me conte nos comentários, quais hábitos e coisas além dessas que citei acima, que você acha que tiram a sua energia e drenam os seus sentimentos de alegria para que possamos conversar mais sobre isso.

Caso você tenha interesse em elevar o nível do seu perfil no instagram tenho dois produtos digitais que vão te ajudar através e mais de 235 templates diferentes para o seu feed. Para adquirir por apenas R$3,99 cada é só acessar os links: Pack Voe 1.0 Pack Voe 2.0.

É sempre um prazer compartilhar coisas boas por aqui, por isso teremos posts novos todos os dias durante todo o mês de setembro às 09:00 aqui no blog, então para não perder nadinha preencha esse formulário para você fazer parte do nosso grupo de meninas do whatsapp e receber sempre as notificações em primeira mão.

Compartilhe com quem você gosta,
Com carinho, Lari.

  • Share:

Você pode gostar também

2 comentários

  1. Olá.... Sempre fui de pensar muito ...já descobri que gastamos muito tempo e energia ...o segredo focar no que importa. Alimentação de acordo com sua atividade. Aprender a dizer não. Afastar-se de pessimistas mesmo que seja da familiar. Redes sociais leio quando acordo e deixo para quando tiver tempo. Grupos silenciados só dia filhos que não kk. Comparação esse é triste de conseguir parar mas necessário...ainda mais as mulheres que a ditadura da beleza nos manda ser lindas, magras, sem rugas, não assumir os grisalhos, eu me acho bonita, as rugas estão chegando, emagreci por questão de saúde e assumir os grisalhos foi uma das melhores decisões dos últimos tempos. Ser eu mesma, tenho um propósito e Deus sabe qual é e eu estou descobrindo ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha Iara!! Isso aí, viva sem medo de ser quem você é e busque se concentrar no que importa que é o seu propósito de vida!!!

      Excluir