Menu
Pensamentos

Se alegrar com os que se alegram

Enquanto tomava meu café da manhã, depois de alguns dias fora do Instagram, peguei o meu celular e fui olhar o feed e a primeira foto que vi foi o que me deu inspiração para escrever esse post, sobre se alegrar com os que se alegram, ao invés de ficar com inveja, tristes e nos comparando, porque infelizmente muita das vezes essa tem sido a nossa realidade quando vemos algo de bom acontecendo com o outro e com a gente parece que tudo está normal demais, corriqueiro e monótono.
Antes que fiquem curiosas e curiosos, vou revelar o que vi nessa foto que me inspirou de tal forma. Uma pessoa que mora na mesma cidade que nasci e cresci chegou em Paris para fazer um trabalho e tirou uma foto bem característica da Torre Eiffel escrevendo na legenda sobre Deus realizar sonhos. No momento que vi essa foto, abri um sorriso enorme e expressei em minha mente “Ual, que legal” não com um sentimento ruim, mas com sinceridade mesmo. Foi onde senti no meu coração um sussurro como se Deus estivesse dizendo para eu escrever  sobre “se alegrar com os que se alegram”. 
O sorriso naquela foto, as expressões tão realizadas por estar em um lugar incrível, fazendo o que ama, precisa nos contagiar ao ponto de nos alegrarmos com aqueles que se alegram. A felicidade do outro não impede que eu viva a minha, mas nos molda em não sermos pessoas invejosas e soberbas. A Bíblia diz que precisamos nos alegrar com os que se alegram da mesma forma que precisamos chorar com aqueles que choram. E cá entre nós, as vezes parece ser mais fácil chorar com os que choram do que se alegrar com aqueles que estão conquistando seus sonhos e vivendo coisas extraordinárias.
Somos pessoas invejosas e que se comparam de forma involuntária, sem mesmo perceber. Por isso sinto que é tão necessário falar sobre esse assunto, porque nos confronta, nos faz olhar para dentro de nós e perceber que nem sempre somos pessoas tão boas como imaginávamos ser e ai colocamos várias desculpas para justificar a nossa falta de alegria quando pessoas estão realizando seus sonhos. Ela pode ter passado por momentos difíceis sim, pode não ter tido o que comer por muitos dias, pode ter recebido muitos nãos até chegar onde chegou, pode ter economizado ao máximo que rejeitava todos os convites para sair para alcançar seus objetivos. 
Nós não sabemos a história por trás da realização, ou talvez podemos até saber, mas isso não justifica o fato de não nos alegrarmos quando esta também se alegra. Não com falsidade, mas com sinceridade. Eu acho lindo ver pessoas indo atrás dos seus sonhos, compartilhando os processos e vivendo a realização deles. Penso comigo: como Deus é fiel para cumprir detalhes que para nós são tão importantes, sabe? Só quem já teve essa experiência de ter pessoas ao lado se alegrando contigo e que está contente com aquilo que vive e não fica se comparando a todo instante é quem consegue se alegrar com aqueles que se alegram, de verdade.
Se isso nunca foi uma realidade para você, sobre se alegrar quando seus amigos, pessoas próximas ou até mesmo distantes, conquistam coisas grandiosas ou não, comece a praticar isso a partir de agora. Se alegrar é um gesto tão bonito e tão incrível mesmo que a própria pessoa não saiba disso, isso na verdade irá te moldar por dentro, quem recebe o benefício de se alegrar é você mesma (o) porque a inveja não terá mais espaço, as comparações e tristezas não terão mais lugar dentro do seu coração.  Se alegrar não é apenas curtir a foto quando a pessoa posta, reagir aos Stories ou fazer um comentário cheio de corações ou da boca pra fora, mas de fato de alegrar em seu coração e através disso demonstrar externamente. 
Não seja mais uma pessoa que não se alegra com a conquista dos outros, seja diferente, se alegre, isso conta muito. O mundo precisa mais de pessoas que não só choram com o outro quando tudo vai de mal a pior, mas também de pessoas que conseguem se alegrar com a alegria do outro, que é um desafio e tanto para a nossa geração de hoje.
Eu espero com todo o meu coração que essa reflexão tenha feito sentido para você e feito você refletir de verdade sobre esse assunto, para que possa colocar isso em prática todos os dias e não dar espaço para coisas ruins que possam vir entrar em nossos corações ao ver alguém se alegrando. Se esse texto fez sentido para você, me conte nos comentários, vou ficar super feliz de saber sua opinião. 

Me acompanhe no IG @larissabuenoc, lá compartilho de forma mais próxima sobre a minha vida e tudo o que o Senhor tem gerado em meu coração. Compartilhe esse texto com alguém que você gosta.

Com carinho, Lari.

1 Comment

  • Rafa ♥
    19 de julho de 2022 at 12:47

    Belas palavras, li e absorvi tudo. É difícil internalizar essas verdades, pois infelizmente somos realmente tendeciosos a inveja. E isso não agrega em nada! É algo que depende de uma mudança interna, um processo que não é fácil ou rápido. Mas irei praticar!

    garotastarfashion.blogspot.com

    Reply

Deixe um comentário