Menu
Pensamentos

Esperar é ter paciência

Era um fim de tarde aqui na Europa, e o céu como em todos os dias de verão estava absurdamente deslumbrante. O sol estava se pondo e pela primeira vez na vida decidi fazer um time lapse do por do sol com meu celular. A princípio quis hesitar pois demoraria bastante até o sol de fato se esconder por entre as nuvens e parecia tedioso ficar esperando um tempo para ter algo registrado em alguns segundos, mas mesmo com esses impedimentos que surgiram em minha mente, apoiei meu celular na janela e cliquei para gravar.
Não sei ao certo quanto tempo durou para o sol desaparecer mas foi o bastante para eu olhar toda hora para o celular enquanto cortava os legumes na bancada da cozinha, parecia que estava demorando. E o mais engraçado de tudo é que quando o sol vai se por e não estamos simplesmente esperando para gravar ou registrar aquele momento em fotos, parece que passa tão rápido. E de repente me veio essa frase na mente: Esperar é ter paciência. A gente não espera quando estamos impacientes, normalmente desistimos, começamos a tomar outras atitudes e fazer algo que nos dê um resultado mais rápido.
Refletindo sobre isso me veio a mente aquelas cenas de filmes, mas que normalmente vemos em novelas do dia passando para noite e amanhecendo em questão de segundos, um verdadeiro time lapse profissional, como se de um dia para o outro haviam passado apenas poucos segundos. Alguém precisou parar, posicionar a camera, e simplesmente esperar o sol se por, as nuvens se moverem, a escuridão da noite chegar, as estrelas e a lua aparecer, e novamente o sol começar aparecer dando indícios de que mais um dia está chegando, para ter aquilo registrado em apenas frações de segundos, demonstrando período de tempo em uma cena que vemos na TV. 
Esperar nem sempre é legal, nos cansamos, fadigamos, ficamos entediados mas é necessário. É o que dizem por aí “Tudo o que vem fácil, não damos valor” pois não precisamos esperar para que aquilo acontecesse, simplesmente aconteceu, podem haver excessões, mas na maioria das vezes não valorizamos pois não sabemos o que aquilo custou, e aqui não falo de dinheiro, mas de tempo, que é algo precioso e que requer muita paciência de alguém.
Estamos vivendo hoje em um mundo de imediatismo, onde as pessoas querem resolver seus problemas como em um drive thru: chegou, pagou e levou. E não é assim que a vida acontece. Não sabemos esperar por coisas simples e ficamos agoniados quando não conseguimos fazer o que queremos naquele exato momento da vida. Queremos registrar e postar ao vivo o que estamos vivendo para que outras pessoas saibam o que estamos fazendo, mas não sabemos aproveitar os momentos únicos da vida e depois, que tivermos chegado em casa postar, não sabemos fazer isso. É o famoso: fiz e postei. Ou em exemplos mais práticos: não sabemos mais esperar em uma fila do banco sem mexer no celular ou nos entreter com outra coisa para “passar mais rápido”, no trânsito então, prefiro nem comentar. É cada coisa que a gente vê por aí que nos fazem refletir que realmente, falta muita paciência em nós.
A tecnologia tem facilitado muito a nossa vida, não podemos negar isso, mas tem nos tornado pessoas muito imediatistas por conta desse desenvolvimento e na verdade quem espera tem um dos frutos do espirito que em Gálatas diz que precisamos ter que é a paciência. “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22,23)
Se não tivermos paciência, não viveremos nada do que Jesus tem preparado para nós. Precisamos aprender a esperar tanto em nossa vida cotidiana quanto em nossa vida cristã. Esperar não é sinônimo de estresse, mas sabemos que a espera nos molda, transforma o nosso caráter, nos amadurece para recebermos aquilo sobre o qual estamos esperando e é a paciência que irá nos ajudar a ver com os nossos próprios olhos aquilo que estamos esperando que aconteça.
Separe alguns minutos do seu dia hoje, seja qualquer dia da semana que você está lendo esse texto e repare nas coisas ao seu redor. Sem pressa, sem distrações, simplesmente observe. Eu tenho certeza de que a espera, embora talvez não tenha clareza do que seja exatamente, te proporcionará momentos incríveis. Lembra do que disse no começo desse post? Quase desisti de gravar uma time lapse do sol se pondo, mas com paciência esperei e o resultado ficou lindo, é muito mais lindo pessoalmente mas com tanta correria, por ser algo tão “normal”para nós acabamos não enxergando a totalidade do que realmente é e por ter esperado consegui observar coisas que não tinha reparado antes.
Espero que esse texto tenha feito sentido para você, se fez, por favor, compartilhe nos comentários o que você pensa sobre esse assunto, vou adorar ter essa interação com vocês nos comentários.  Me acompanhe no IG @larissabuenoc, lá compartilho de forma mais próxima sobre a minha vida e tudo o que o Senhor tem gerado em meu coração. Compartilhe esse texto com alguém que você gosta.

Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário