Bolo de fubá sem glúten e lactose

By Larissa Bueno - junho 04, 2020


Sabe quando a gente aprende a cozinhar e aprendemos alguma receita que dá certo, a verdade é que não queremos fazer mais outra receita até enjoarmos daquela, com você foi assim? Porque comigo foi e recentemente comecei a testar novas receitas de bolos tentando sair do que geralmente costumava fazer, ainda mais pelas restrições: sem lactose, proteína do leite e agora, para melhorar um pouco a situação, sem glúten. Sim é possível fazer um bolo maravilhoso sem esses ingredientes, postei a receita de um bolo de cenoura recentemente que fez sucesso e hoje quero compartilhar a receita do bolo de fubá mais gostoso que você vai comer na sua vida toda, te garanto.

A minha intenção nesse dia era testar uma nova receita de bolo de fubá pois havia tentado a algumas semanas e o resultado não me agradou muito. A massa havia ficado dura demais e como havia recheado com goiabada, mesmo fazendo o truque de envolvê-la em farinha, na verdade usei o próprio fubá, afundou mesmo assim e grudou no fundo da forma o que resultou em um bolo quebrado ao meio e sem praticamente goiabada. Então, mesmo sendo contrariada a testar novamente a técnica da goiabada, decidi fazer o bolo simples para conseguir comer com manteiga vegetal também.

Adaptação da receita original de Tastemade Brasil.
A medida da xícara que utilizei é 200ml

Ingredientes:

3 ovos
1/2 xícara de óleo
2 xícaras de milharina (ou fubá)
1 xícara de chá de açúcar 
1 xícara de leite de coco caseiro(você encontra a receita aqui)
1 pitada de sal
1 colher bem cheia de fermento em pó

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes exceto o nosso fabuloso fermento em pó- como comentei outro dia desses a minha avó diz que o bolo fica mais fofinho se colocar depois e misturar a mão- no liquidificador até alcançar uma textura homogênea. Depois de ter batido, no liquidificador mesmo, acrescente a sua colherada de fermento em pó e  misture com auxilio de uma espatula ou colher até o fermento se desfazer na massa. Em seguida, coloque toda a massa em uma forma untada com manteiga,  eu utilizei creme vegetal, com fubá ou milharina de aproximadamente 20cm de diâmetro. Leve ao forno por 40 minutos a 180°c ou até que o bolo passe no teste do palito. 


A minha dica aqui é: Se você quiser ter uma variação no gosto do seu bolo faça o bolo simples e tenha em mãos uma geleia de goiabada e manteiga vegetal ou normal caso não tenha problema com lactose e passe em seu bolo, definitivamente fica o bolo mais divino que eu já comi sem lactose e glúten.

Notas sobre o bolo: Ele ficou super fofinho, sem gosto do leite de coco e durou 4 dias fora da geladeira em temperatura ambiente (graças ao friozinho aqui do Espirito Santo). Embora o título seja bolo de fubá, eu utilizei milharina, pois percebo que outros tipos de alimentos ficam bem mais saborosos quando se utiliza a milharina no lugar do fubá, mas você pode usar o fubá, a receita original tem o fubá como ingrediente. Se você preferir um bolo mais docinho, recomendo colocar 1 xícara de chá e meia ou duas.

Recomendo um ebook maravilhoso com receitas como essa para não deixar de comer as coisas que você gosta na versão sem glúten e lactose e ainda sim não perder o sabor do que é bom, é só clicar nesse link para conferir.

Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, vida saudável, receitas e produtividade, como também se inscreva na Newsletter, logo aqui em baixo, no rodapé do blog para que você receba as notificações sempre que sair post novo aqui no blog.

Recomendo a leitura do post anterior da série #Junhotododia:

Compartilhe com quem você gosta!
Com carinho, Lari.

  • Share:

Você pode gostar também

0 comentários