Menu
Relacionamentos

Propósito do namoro cristão

É cada vez mais constante ver pessoas entrando em um relacionamento por que é legal, é romântico ter alguém para sair juntos e para dividir os sentimentos, entretanto nem sempre esse namoro, e eu digo namoro cristão também, está ligado ao verdadeiro propósito. Tendo como resultado pessoas frustradas, magoadas, desiludidas e ainda começam a acreditar que todas as pessoas serão assim e assado e que na verdade não é possível ser feliz em um relacionamento, porque o foco está sem se sentir bem, se sentir feliz esquecendo mais uma vez de que o namoro seja cristão ou não é uma fase maravilhosa para conhecer um ao outro para prosseguir para o futuro.
Sendo bem direta, o propósito do namoro é o casamento. O Ismael (pra quem é novo por aqui e não conhece, meu namorado) diz sempre uma frase que posso encaixá-la aqui: “Se não me vejo casando com a pessoa, porque vou entrar em um namoro?” A resposta de muitos é “Ah porque eu sou o único do meu grupo de amigos que não namora” ou então “Porque quero ter alguém com quem sair e passar os dias juntos” entretanto isso não é suficiente para sustentar um relacionamento sabe? Pessoas não são descartáveis para sair por ai usando e jogando fora quando enjoarmos ou deixar de satisfazer aquilo que baseou o inicio do namoro, não, existe um propósito no relacionamento, não é algo que deve ser de qualquer jeito, pensando no agora e no momento, não.
Acredito que muitas pessoas seriam poupadas de sofrimentos, frustrações e mágoas se evitassem entrar em relacionamentos vazios, talvez não de sentimentos, porque é possível gostar da pessoa  sem querer construir um futuro, mas vazios de propósitos. Por exemplo, quando eu tinha 15 anos entrei em um relacionamento sério que na verdade não tinha propósito nenhum de chegar ao casamento, era uma adolescente não conseguia sustentar aquilo e nem tinha cabeça para tanto também, mas os sentimentos falavam alto, ambos gostavam um do outro, mas sabe o fim da história? Sim teve um fim, e não só isso como gerou frustrações e mágoas que perpetuaram por um longo tempo.  A partir desse momento eu disse que nunca mais namoraria, porque ia ser igual, ia me chatear e não seria feliz. “Eu vou ser a prima rica que trás presentes para os primos quando voltar de viagem”. Entretanto, Deus foi me mostrando que na verdade o namoro não é para trazer felicidade apenas, não, isso é muito vago, e eu fui entendendo que na verdade o namoro, principalmente cristão é a fase de conhecer mais fundo um ao outro assim como o nosso relacionamento com Deus, que sabemos que vai se resultar em um casamento quando Jesus voltar, e isso fez total sentido na minha vida.
Não procurava alguém para me relacionar para satisfazer aquilo que a gente sente falta, na verdade descansei em Deus porque eu não queria ficar procurando porque pessoas para casar a gente não encontra em toda esquina sabe? É algo tão especial que no momento certo e na hora certa vai aparecer alguém que tenha os mesmos planos e pensamentos que você assim como aconteceu comigo, depois de alguns anos eu conheci o Ismael e viramos grandes amigos que resultaram em fortes sentimentos mas se não tivéssemos o propósito de casar, não entraríamos em um relacionamento, ainda mais a distância como é o nosso caso. Ele foi a minha resposta de oração e ele sempre conta que antes mesmo de conversarmos mais fundo já imaginava se casando comigo. Se fosse só o sentimento que ambos nutriam um pelo outro, sabíamos que isso não daria certo, mas além do sentimento havia um propósito e como ele diz “Se vale a pena namorar, vale a pena casar”. Entramos no namoro sabendo até mesmo a data do casamento (que se aproxima todos os dias) não havia incertezas, inseguranças e medos, não.
Entretanto, entrar em um relacionamento sem ter a certeza de que quer casar com essa pessoa, sinceramente é a pior coisa, porque você vai estar namorando a pessoa que um dia vai ser esposa ou esposo de alguém e isso poderá trazer muitas feridas que serão difíceis de sarar e cicatrizar. Mas mesmo tendo a certeza de que quer casar com aquela pessoa é interessante pontuar que pode dar errado, vocês podem terminar e cada um seguir a sua vida mas ainda assim o relacionamento não foi baseado no presente, não foi algo sem sentido. Porque namoros podem dar errado, porque afinal é a fase do conhecimento, idéias podem não se baterem, propósitos também não e se nada estiver cooperando mais, não tem porque manter um relacionamento assim. O que não é saudável é sair atirando para todos os lados e ir ‘testando’ até dar certo, isso é até pecado porque namoro não é teste-drive mas pode sim dar errado.
Sugestão de livro para ler: As cinco linguagens do amor do perdão
Posso te dar um conselho? Não entre em um namoro se você não se vê casando com aquela pessoa. Não pense só no momento, ou no sentimento que você tem, que as vezes é só carência. Se a pessoa se ver casando com você e você não consegue ver o mesmo, não entre até ter certeza. Porque você pode acabar se magoando tentando fazer algo dar certo que não era para dar certo, talvez pode até chegar no casamento por achar que é suficiente só ele/ela sonhar em casar com você, entretanto não será feliz, as brigas irão surgir e nunca haverá aquela paz dentro de si por não ter feito a escolha certa levando até mesmo ao divórcio, que quebrará tudo o que foi prometido no altar. Então para que isso não venha acontecer, não entre em um relacionamento sem essa certeza. Ore bastante, busque saber a vontade de Deus para ambos e mais um conselho: seja amiga dessa pessoa antes de se envolver sentimentalmente falando, para conhecer mesmo quem a pessoa é e não ser enganada pelo coração.  E lembre-se sempre disso: o sentimento não é suficiente para entrar em um relacionamento, é preciso ter a convergência de propósitos e também o mesmo proposito de chegar ao casamento. Busque a certeza antes de entrar no relacionamento, isso fará total diferença, pode ter certeza disso. É sobre olhar para o futuro e ter a certeza.
Eu e o Ismael criamos um site de casamento para compartilharmos um pouquinho sobre os preparativos , disponibilizar a lista de presentes, compartilhar fotos antes e depois do casamento e tem um espaço reservado para deixar mensagem para nós, vamos adorar ler a sua, para isso acesse o link a seguir https://sites.icasei.com.br/larissaeismael <3
Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, vida saudável, receitas e produtividade, como também se inscreva na Newsletter, logo aqui em baixo, no rodapé do blog para que você receba as notificações sempre que sair post novo aqui no blog e faça parte dos seguidores do blog se inscrevendo logo abaixo também. Me acompanhe também no instagram que é @larissabuenoc. Tem várias coisas legais por aqui aproveite para conferir navegando pela página, é muito bom ter você aqui com a gente.
Compartilhe com quem você gosta,
Com Carinho, Lari.
Antes de namorar você precisa saber isso, o segredo para um namoro dar certo, relacionamento cristão o que você precisa saber, como ter certeza de que é a pessoa certa, relacionamentos saudáveis, como saber se gosta de alguém

6 Comments

  • Any
    21 de setembro de 2020 at 17:35

    Esse post é muito importante!
    Cada vez fica mais difícil ver as pessoas, principalmente jovens, levando a sério o assunto do namoro. Já é triste ver como o mundo trata essas questões, mas fico ainda mais chateada vendo cristão agindo de forma tão banal sobre algo que é tão sério. Infelizmente é muito comum não pensar seriamente, ignorar o propósito, agir por impulso.
    Venho sempre lembrando a mim mesma que há tempo para tudo e que princípios são indispensáveis na hora de tomar uma decisão. É sempre bom relembrar que não devemos sair por aí magoando as pessoas e nem a nós mesmas.

    Fico muito feliz por ver você tratando de algo tão relevante e necessário.
    Abraços,
    Any ♥

    Reply
  • Ismael Keffer
    21 de setembro de 2020 at 18:46

    Esse assunto tem que ser tocado mais entre os jovens cristãos, muito importante!

    Eu sempre me imaginei casado com você, meu futuro mais incrível.
    Te amo, amorzinho <3

    Reply
  • Larissa Bueno
    5 de outubro de 2020 at 14:26

    Isso é verdade Any, é preciso realmente nos lembrarmos uns aos outros quanto a isso. E infelizmente vemos muita das vezes o contrário por aí, mas tenho fé de que isso vai mudar em nome de Jesus!!

    Beijoo Any!!!

    Reply
  • Larissa Bueno
    5 de outubro de 2020 at 14:26

    Simm meu amor <3 <3 Amo-te!!!

    Reply
  • Unknown
    6 de janeiro de 2022 at 00:00

    parabens pelo conteudo ,continue assim,sempre seja uma pessoa de luz ,acredito que ja seja , Deus abencoe princesa

    Reply
  • Unknown
    20 de janeiro de 2022 at 10:26

    isso é vdd oh

    Reply

Deixe um comentário