Menu
Lifestyle / Pensamentos

Necessidade de maquiagem ou escolha?

Essa pergunta sempre me fez ficar mais reflexiva do que o normal, porque é algo que envolve a nossa aparência, aquilo que queremos mostrar, o que queremos ser e querendo ou não mexe muito também com a questão da autoestima e por ai vai.  Usar maquiagem é uma escolha para você ou uma necessidade? Independente dos motivos, hoje eu quero compartilhar com você alguns dos meus pensamentos quanto a isso que me fizeram chegar a conclusão de que pra mim usar a maquiagem deve ser uma escolhe simplesmente, espero de coração que isso possa te ajudar de certa forma.
Não tem nada de errado querer estar sempre maquiada, por que afinal a gente se sente mais bonita né? Eu concordo plenamente com isso mas ter a necessidade é um problema, não querer sair sem maquiagem por talvez ter receio daquilo que as pessoas podem falar de você ou deixar quem sabe de elogiar e até mesmo querer esconder sabe, quem você é por trás de tantos produtinhos. Não sou tão velha, tenho apenas 20 anos e idade mas na minha adolescência não era tão comum irmos para a escola com aquele reboco todo, o máximo que eu fazia era passar um blush que parecia muito natural e que as pessoas achavam que eu sempre ficava corada por ser um pouco branca. Ou um batom, rímel, sabe era uma escolha e não uma necessidade.
Hoje você sair sem maquiagem, pra quem está acostumada a viver e ver pessoas com maquiagem que chega até ser estranho pra elas ao ponto de achar que você está desarrumada, ou que não está tão bonita quanto poderia ficar se estivesse bem maquiada. É um tabu que na verdade precisa ser extinto, porque ninguém nasce com a maquiagem ali bem presente, está tudo bem usar quanto também está tudo bem não querer usar. Deve ser uma escolha de cada pessoa. Você não deixa de ser bonita se quiser sair sem maquiagem, a beleza não deve estar na maquiagem e sim em você, o que ela faz é apenas realçar aquilo que você já é por natureza.
No meu ensino médio, já era um pouco mais comum usar maquiagem, não tãaaao pesada, mas as pessoas usavam, ainda mais quando se aparecia muitas espinhas no rosto, elas queriam esconder. Eu sempre tive algumas alergias desde pequena que não me permitiam usar desde produtos normais de cuidados com a pele como hidratantes a maquiagem, era eu passar certo tipo de base e o meu resto reagir da pior forma, então eu normalmente não usava mesmo e quando as espinhas surgiam eu não tinha problemas em deixá-las aparente no meu rosto, obviamente tentava  cuidar mais da pele para que não aparecesse mas quando não tinha jeito, não tinha problema.
O que eu quero dizer com tudo isso? É que na verdade pra termos uma pele bonita, não ter espinhas, esconder as manchas, olheiras e tudo mais não precisamos ficar escravas da maquiagem, entende? Existe a possibilidade de cuidarmos da nossa pele, do nosso rosto e deixá-lo o mais natural possível sem precisar de a todo instante usar maquiagem, porque acabamos ficando expostas em uma escravidão, como se o nosso rosto não pudesse aparecer da forma que é independente de onde estivermos, o que vai contra quem somos, porque faz parte de nós mesmo com todas as imperfeições.
Por não querer ter a necessidade de usar a maquiagem eu comecei a observar como o meu rosto reagia a tudo aquilo que eu o deixava exposto: seja ao sol, ao estresse, a noites mal dormidas, ou dormidas demais, a minha alimentação, hidratação tanto interna quanto externa e também a forma com a qual eu mesma me relacionava com o meu rosto, criticas e falta e cuidados. Com tudo isso eu aprendi como que eu devo cuidar para que mesmo que eu não passe maquiagem eu me sinta bonita comigo mesma, com a naturalidade. E sair sem maquiagem pra mim é na verdade o meu estilo de vida, você raramente vai me ver de maquiagem na rua, na igreja, e em vários lugares. 
Sabe o porque? Simples, não precisamos dela para sermos pessoas bonitas. Ela só tem o poder de realçar aquilo que já somos. Deus nos fez belas, cada uma com sua singularidade, somos pessoas únicas e singulares e a maquiagem deveria ser usada como um acessório sabe? Que você acrescenta só para dar um up, e nunca para esconder quem você de fato é.
Eu mudei a minha alimentação, não consumo tanta fritura, gordura, e principalmente lácteos e glúten que por ter a questão da alergia, refletiam demais no meu rosto, aparecendo diversas bolinhas como se fossem espinhas que me deixavam muito irritada. Passei a hidratar a minha pele, uso apenas um hidratante da nivea durante a noite que já deixa o meu rosto hidratado para o próximo dia. Bebo mais água também e estou constantemente tomando vitamina D pela manhã no sol e usando filtro solar quando necessário, esses pequenos hábitos me fizeram amar ainda mais o meu rosto do jeito que ele é, usando a maquiagem só quando realmente quero usar e não como uma necessidade.

Me acompanhe também no IG clicando aqui
Compartilhe com quem você gosta,
Com carinho, Lari.

1 Comment

  • Any
    17 de novembro de 2020 at 09:48

    Lari, esse assunto é muito relevante.
    A fase que eu mais gostava de maquiagem era na minha pré-adolescência, mas não usava tanto, tanto.
    No decorrer dos anos eu fui do amar maquiagem, para o odiá-la. Foi uma relação bem complicada, mas considero que hoje estou bem quanto a isso. São bem raras as ocasiões em que uso. Tenho procurado mudar minha questão com a autoestima e percebo que o cuidar da minha saúde, o cuidar da minha pele também, tem sido uma ajuda muito positiva, algo que me refugiar na maquiagem nunca seria de fato efetivo na minha experiência pessoal. Tudo é uma questão do posição que damos a ela, do papel que exerce e como isso pode se tornar uma relação saudável.

    E também, cada vez venho lembrando a mim que sou obra do Criador, que devo cuidar e ver beleza nisso. Têm feito total diferença ♡

    Abraços,
    Any!

    Reply

Deixe um comentário