Menu
Pensamentos

Se você não consegue, pede ajuda.

Precisamos parar de tentar, tentar e tentar fazer coisas que na verdade começamos sabendo que não é possível, ou talvez mais difícil e cansativo fazer sozinhos sabe? Não nascemos sozinhos, sem depender de ninguém e mesmo que para uma determinada coisa que você queira fazer sozinha, você na verdade nunca estará sozinha. Insistimos por tantas vezes, quebrando a cara, se cansando, fatigando quando na verdade tudo poderia ser mais fácil se pedirmos ajuda. 
Você pode até fazer várias coisas sozinha sem reclamar e sem pedir ajuda de alguém. Isso prova tanto independência como também um pouco de egoismo, por não permitir que ninguém te ajude para levar todo o crédito para si, sabe? E fazemos isso muitas vezes de forma involuntária.
Entretanto, existem coisas e olha, muitas coisas para ser sincera que não vamos conseguir fazer logo de cara sem a ajuda de ninguém. Suponhamos que alguém te presenteia com uma bicicleta na caixa super equipada, com vários adereços que você sequer já viu em alguma outra, porém completamente desmontada e deixa em sua responsabilidade a montagem. Além de nunca ter montado uma bicicleta desse modelo, a caixa que te entregaram com ela estava faltando o manual de instruções para montá-la. 
Surge a brilhante ideia de pesquisar no youtube como é que se monta, mas por hora percebe que não encontra nenhum tutorial em português sobre como montar. “Pode ser fácil pelo menos assistir ao vídeo e tentar reproduzir o que eles estão fazendo” e então você começa, no inicio parece estar dando tudo certo, as peças estão se encaixando, mas após alguns minutos tudo desmorona, afinal você não fez como deveria ser feito. E deixa para o dia seguinte, e novamente não consegue sair do ponto inicial. Os dias vão se passando e nada de conseguir avançar na montagem. Ficou tão difícil ao ponto de querer se livrar dela, não era algo que você realmente queria no momento, pensa. 
Duas semanas se passam e você encontra aquele amigo que te deu a bicicleta, ele empolgado te pergunta “Como está sendo a experiencia de andar numa bike daquelas?”, você um pouco constrangida responde que não conseguiu montá-la. “Porque você não me falou? Não achei que fosse tão complicado mas com certeza teria vindo te ajudar…” 
Sabe, nós perdemos tanto tempo por querer fazer tudo sozinha, sem a ajuda de ninguém, sem depender dos outros achando que isso é bom quando na verdade não é. Duas mãos podem até fazer um trabalho manual, porém quatro seria bem mais rápido, não é mesmo? Além de ser divertido dividir a tarefa com outra pessoa. Ninguém nasce sabendo algo, e também não podemos ser bons, realmente bons em todas as coisas, se assim fosse seriamos completamente independente uns dos outros e o Plano de Deus nunca foi esse: a divisão e sim a união, sabe, fazer junto, ajudar uns aos outros.
Se você não consegue, pede ajuda. Isso não vai fazer de você uma pessoa menos inteligente, menos interessante ou menos sábia. Ninguém é obrigado a saber fazer tudo, a fazer tudo sozinho e se isolar das pessoas para fazer tudo sem a ajuda de ninguém. Entende? Ninguém é inteligente o bastante ao ponto de não ter algo novo para aprender.  Isso vale também para quando você não consegue passar por um momento ruim sozinha, não é saudável guardar a sua dor só para si, não é bom para você enfrentar sozinha um momento quando existem pessoas que se importam com você mas por talvez não perceberem ou para não incomodar não ficam oferecendo ajuda o tempo todo, mas eles estão ali sabe? Compartilhe com alguém, você não precisa carregar o fardo sozinha, não precisa carregar a culpa, o medo, as dores, as decepções sozinha, pede ajuda a quem você sabe que estará disposto a dividir isso com você!!!
É tão gratificante para ambas as pessoas, quem precisa e quem supre a ajuda, quando o fardo é dividido, não é pesado para nenhum dos lados. Independente se tem uma pessoa te ajudando ou uma multidão é algo gratificante simplesmente pelo fato de que está recebendo ajuda, isso indica que as coisas estão funcionando bem.
Fomos criados para viver em comunhão, em união e harmonia. A ajuda faz parte disso.
Dê a chance a alguém para te ajudar. Seja em algo tão simples, aos olhos de outras pessoas, que aparentemente você não consegue fazer sozinha como em coisas maiores. Leve sempre pessoas com você, mesmo que você talvez consiga fazer as coisas sozinha, sempre dê a chance dos outros ajudarem você, participarem disso com você e compartilharem do processo e do resultado juntos.
Isso é mais do que especial.
Não se desvalorize quando perceber que precisa de outras pessoas para fazer tal coisa. Como já disse, isso é sinal de que as coisas estão funcionando perfeitamente bem.
Se você não consegue sozinha, pede ajuda.

Não deixe de me seguir no Pinterest, clicando aqui, onde compartilho várias coisas interessantes sobre desenvolvimento pessoal, organização, vida saudável, receitas e produtividade, como também se inscreva na Newsletter, logo aqui em baixo, no rodapé do blog para que você receba as notificações sempre que sair post novo aqui no blog e faça parte dos seguidores do blog se inscrevendo logo abaixo também. Me acompanhe também no instagram que é @larissabuenoc. Tem várias coisas legais por aqui aproveite para conferir navegando pela página, é muito bom ter você aqui com a gente.
Compartilhe com quem você gosta,
Com carinho, Lari.

2 Comments

  • Any
    23 de novembro de 2020 at 09:25

    Pedir ajuda, reconhecer uma dificuldade, exige que sejamos humildes e muitas vezes pensamos que estamos sendo inferiores, quando na verdade essa atitude mostra grandeza de caráter; é algo muito positivo.

    Belas palavras, Lari!
    Abraços,
    Any.

    Reply
  • Larissa Bueno
    25 de novembro de 2020 at 21:10

    Exatamente, a nossa "fragilidade" na verdade é a oportunidade perfeita para trazer mais pessoas dentro do nosso propósito. É incrível!!!

    Beijo Any <3

    Reply

Deixe um comentário