Menu
Pensamentos / textos

Sobre ser indecisa…

Para nós, sim me incluo nessa categoria de pessoas indecisas (e coloca indecisa nisso), é tão, tão e tão difícil decidir coisas que para a maioria das pessoas parece ser o óbvio ou ser tão fácil de escolher. Ainda mais quando você gosta muito das duas opções. Sorvete de banana ou de frutas vermelhas? Parece ser uma situação fácil e simples de resolver, é só pensar em qual sabor te dá mais água na boca…
Só que não. Uma pessoa indecisa pode ficar por minutos tentando decidir e no final, sabe qual vai ser a escolha? “Uma bola de cada por favor”. Porque decidir coisas simples, não são tão simples assim para pessoas indecisas.
Qual lugar ir? O que vestir? O que comer? O que assistir? O que postar? O que escolher???
Por vezes, em meio as minhas indecisões, deixei de tomar atitudes ou escolher coisas por estar completamente indecisa. Já saí de lojas sem ter comprado nada, mesmo que o objetivo principal era comprar alguma coisa. Ou, deixei de pedir algo no ifood por não saber o que escolher: uma pizza ou um hambúrguer. E na maioria das vezes, posso dizer que quase sempre, acabo ficando emburrada comigo mesma por não conseguir decidir entre duas coisas, que é sempre o mais difícil de escolher.
Há alguns anos atrás, depois de ter feito um exame de vista, tive que mandar fazer um óculos para mim devido a miopia e astigmatismo. Como era o primeiro óculos que ia fazer depois de muitos anos sem estar usando, cresceu em mim uma preocupação gigantesca, porque provavelmente eu ficaria com ele por alguns anos sem poder trocar. E lá foi a Lari para a ótica escolher o óculos. Normalmente ficamos na dúvida entre dois porém, não sei como fiz aquilo, fiquei na dúvida entre quatro óculos.
Seria fácil de resolver a indecisão? Obviamente, quase impossível pra mim. Perdi as contas sobre quantas vezes eu voltei na loja, em um intervalo de duas semanas até o cartão virar e conseguir comprar o óculos. A vendedora me sugeriu diminuir a minha lista, e assim fiz, a indecisão estava acirrada agora: duas opções. Como tudo isso se resolveu? Tive que decidir na hora, por impulso, se não, provavelmente não sairia da loja com o óculos. Até que não me arrependi com o passar dos anos. 
Coisas simples que precisam ser decididas para pessoas indecisas se tornam uma bola de neve, pode ter certeza disso. 
Nos preocupamos demais com essas decisões a serem tomadas, e isso é até que um ponto positivo em certo caso. Para pessoas indecisas, a aprovação dos outros quanto aquilo que vamos decidir também é muito importante, quando se reflete a algo que envolve outras pessoas. 
Mesmo que esteja quase atrasada para sair, você provavelmente irá vestir o seu armário todo e ainda achar que não tem roupa para tal ocasião, mesmo que seja muito comum você ir semanalmente. No fim, você vai vestir aquela roupa que é meio que um escape para todas as ocasiões que não consegue escolher um look especifico.
Isso acontece comigo, especialmente, todos os domingos, quando preciso me arrumar para ir ao culto. Parece que nunca tenho roupa, ou as vezes parece que tenho roupa demais e não consigo escolher qual look eu gosto mais e quero ir. Acabo sempre pedindo a opinião do Ismael para ver se me dá alguma clareza na mente.
Pessoas indecisas ficam indecisas com tudo.
Desde coisas mais simples a coisas mais sérias, pensamos mil e uma possibilidades que podem acontecer e provavelmente sempre estamos preparadas também para situações que só estão acontecendo em nossas cabeças.
De verdade, posso te dizer algo? na verdade, digo isso pra mim também…
Tente tirar esse peso das decisões que está sobre você, nem que seja um pouquinho só. Nós perdemos tanto tempo das nossas vidas tentando decidir sobre coisas, na maioria as vezes tão simples e as vezes fúteis, que poderia ser levado com mais leveza sabe?
Está tudo bem escolher sorvete de banana hoje. Amanha você pode tomar o de frutas vermelhas, e está tudo bem. Ninguém vai morrer por causa disso.
Eu sei, eu sei que é difícil escolher entre duas coisas que você gosta muito, mas as vezes tudo o que precisamos é nos abrir para, com leveza, escolher sem esse peso na consciência de que você também gosta do outro sabor.
Seja mais leve,
não se cobre tanto, em relação a algumas coisas você pode sim decidir com mais leveza, 
desfrute disso.
Sugestão de leitura para os proximos dias: Mentes tranquilas, almas felizes

Se você quiser me seguir no Pinterest eu posto bastante coisa legal por lá, Templates para stories, frases, inspirações de tudo mais e no instagram (@larissabuenoc) que é onde compartilho mais coisas do meu dia a dia, apareço de vez em quando cantando por lá também e temos interações quanto ao conteúdo aqui do blog nos stories. Não deixe de se inscrever na Newsletter, no rodapé dessa página para receber todos os posts no seu e-mail automaticamente. É muito bom ter você aqui com a gente!!
Compartilhe com quem você gosta,
Com carinho, Lari.

2 Comments

  • Any
    23 de fevereiro de 2021 at 13:51

    indecisão é um problema para mim desde sempre. lembro de quando eu era criança e eu tinha que escolher qual roupa nova eu queria, ou qual comida, ou qualquer coisa, e minha avó sempre reclamava que eu não conseguia decidir! ela ainda reclama disso hoje, hehehe, mas eu melhorei bastante.
    é como você disse, Lari, a gente precisa levar as coisas com mais leveza e tirar todo esse peso. é um exercício diário mesmo, ir buscando se preocupar menos. aos poucos vamos superando essas questões ☆

    ótimo tema para abordar, gostei muito 🙂
    abraços,
    Any.
    Poetiza-te

    Reply
  • Larissa Bueno
    2 de março de 2021 at 11:04

    Coisas simples e tão difíceis de resolver para nós não é? Também tenho tentado melhorar dia após dia mas é um exercício diário, de verdade.

    Feliz demais que tenha gostado,
    um beijo Any!!!

    Reply

Deixe um comentário