Menu
Dicas

A importância da mesa posta

Nós temos sempre o costume de querer deixar a mesa mais bonita quando alguém está para vir em nossa casa ou até mesmo quando alguém chega de surpresa. Em casas de pessoas mais antigas, sempre acontece de buscar aquelas porcelanas mais bonitas que raramente foram usadas ou talvez nunca foram para agradar quem participará do almoço ou do jantar, e quiçá um café da tarde.
Mas isso tem sido cada vez mais desmistificado ao longo dos anos, principalmente agora, em um momento que praticamente não recebemos visitas em nossas casas, a importância de sentar a mesa, e de ter uma mesa posta tem se tornado cada vez mais evidente nas redes sociais. Não é mais sobre arrumar a mesa só quando alguém de fora vier até a sua casa e sim para aqueles que estão em nossa própria casa, todos os dias, compartilhando das mesmas refeições diariamente conosco.

É sobre realmente por a mesa, com amor, carinho, cuidado… É claro que, por trás de tudo tem uma segunda intenção em relação ao mercado e consumismo, que é realmente para fazer com que investimos mais em itens para deixar a nossa mesa mais bonita, além da quantidade de diversificações que acessórios para usar em uma refeição. Mas a ideia desse post não é fazer você sair dele querendo comprar todos os kits de mesa posta da internet ou de alguma loja física, o meu intuito é realmente trazer a tona aquilo que deveria ser mais importante para nós: celebrar com amor, em cada refeição por estarmos tendo o que comer dia após dia.
Nem sempre temos tempo de preparar uma mesa típica de domingo, mas sempre que conseguirmos, na verdade quero deixar um desafio de pelo menos uma vez por semana, prepararmos uma mesa posta para os que são da sua casa, pode ter certeza de que isso fará total diferença, não no sabor do alimento mas no sentimento e emoções de cada um que se assentar à mesa.
Lembre-se: nós não precisamos de muita coisa, é claro que é bem legal ter várias coisas diferentes para fazer combinações diferentes e deixar ainda mais bonita, mas a essência da mesa posta é de fato reunir cuidado, carinho e amor, além do alimento, na minha opinião. É tão legal estar assentada em uma mesa que foi, mesmo que na correria, pensada de forma agradável, utilizando os pratos iguais, os copos da mesma linha e talheres iguais, isso é o básico mas já dá um ar de: alguém pensou nisso ao montar a mesa.
Alguns meses atrás eu tive a oportunidade de fazer uma mesa posta para recepcionar um amigo, que será padrinho do nosso casamento. Sempre fui o tipo de pessoa que gostava de combinar as coisas, mesmo que para apenas eu comer mas nessa ocasião, senti a necessidade de investir em alguns itens de cozinha que eu não tinha e sentia que precisava para deixar a mesa bonita. Não foi ”nada demais” mas trouxe uma sensação de que eu havia pensado naquilo e gastado tempo em preparar não só a organização da mesa como também o que iria por cima dela.
Como em outra ocasião quando eu e o Ismael fomos convidados para tomar um café da tarde na casa de um casal de padrinhos também, lembro que fiquei comentando e comento até hoje sobre o quão bonita estava a mesa, não só pelos alimentos que estavam sobre ela mas pelo cuidado que tiveram em preparar de forma bonita e criativa aquela mesa para nós.
Precisamos dar mais atenção a mesa, as refeições porque é através dela que primeiro, nos alimentamos fisicamente e nos relacionamos com as pessoas, deixando o celular de lado, a tv desligada para realmente vivermos aquele momento em plenitude.
Como já disse, não precisamos de muita coisa, você pode começar com aquilo que você já tem em casa, pensando na disposição dos pratos, talheres, copos, refratários, usar (ou não) uma toalha de mesa bonita, tudo isso já transforma a mesa em um ambiente ainda mais acolhedor e mais propício a conversas, que sempre são saudáveis durante o momento da mesa.

Para finalizar, quero deixar como inspiração, realmente se inspire dentro daquilo que você já tem ou com coisas que são mais fáceis dentro da sua realidade, algumas mesas postas para que possamos inovar dia após dia durante as refeições.

E como estamos falando sobre coisas de casa, se você quiser presentear a nossa casa de forma virtual é só acessar a nossa lista de presentes nesse link, Eu e o Ismael ficaremos imensamente felizes e gratos a Deus por sua vida por estarem fazendo parte disso com a gente.

Se você quiser me seguir no Pinterest eu posto bastante coisa legal por lá, Templates para stories, frases, inspirações de tudo mais Ne no instagram (@larissabuenoc) que é onde compartilho mais coisas do meu dia a dia, apareço de vez em quando cantando por lá também e temos interações quanto ao conteúdo aqui do blog nos stories. Não deixe de se inscrever na Newsletter, no rodapé dessa página para receber todos os posts no seu e-mail automaticamente. É muito bom ter você aqui com a gente!!
Não fique de fora das promoções e ofertas que estão acontecendo diariamente no site da Amazon participando do nosso canal no telegram. Compartilhamos as melhores ofertas com descontos incríveis para você adquirir quem sabe aquele produtinho tão sonhado há meses. O link para participar é o seguinte: https://t.me/aproveitenaamazon
Compartilhe com quem você gosta,
Com carinho, Lari.

4 Comments

  • Caroline
    19 de julho de 2021 at 14:29

    Mensagem maravilhosa acompanho seu blog sempre!
    É tudo muito lindo, continue glorificando a Deus através dessa ferramenta *-*

    Reply
  • Camila Faria
    22 de julho de 2021 at 21:30

    Super concordo: todo mundo merece uma linda mesa posta, com carinho e cuidado (não só as visitas). E tem gente que ainda tem o hábito de guardar as coisas "bonitas" só para ocasiões especiais ~ que muitas vezes acabam não chegando nunca. Sou a favor de usar tudo, sempre. Nunca se sabe o dia de amanhã. 🙂

    Não Me Mande Flores

    Reply
  • Larissa Bueno
    13 de agosto de 2021 at 09:36

    Améeem,
    muito obrigada de coração!!!

    Reply
  • Larissa Bueno
    13 de agosto de 2021 at 09:37

    Isso é verdade, podemos fazer o melhor hoje com o que temos, para quem está presente diariamente em nossas vidas! Beijao

    Reply

Deixe um comentário