Menu
Pensamentos

Lidando com pessoas difíceis

Para tudo nessa vida, existe a primeira vez, mas se tem algo que desde que nos entendemos como gente que acontece e – infelizmente, teremos que lidar é com pessoas difíceis até o fim de nossa existência aqui na terra. Não existe uma formula mágica, ou uma estratégia para tornar todas as pessoas do mundo, pessoas mais fáceis de lidar, então teremos que aprender a lidar com isso quase que de forma natural ao longo das nossas vidas e em todos os lugares.
A gente sabe que Jesus, mesmo sendo um homem perfeito, 100% Deus, que não tinha pecados que o condenassem a morte com a qual teve de passar, que nos deixou um exemplo de como sermos como pessoa, ainda assim, Também teve que lidar com pessoas difíceis, com os seus próprios discípulos nos momentos em que a carne deles falavam mais alto, em que os olhos das pessoas estavam cegos para aquilo que Ele estava pregando e com aqueles que mesmo sabendo das escrituras, conhecedores da lei, acusavam ele de estar jogando palavras ao vento quando dizia que era o filho de Deus e com aqueles que distorciam a palavra de Deus.
E tantos outros acontecimentos que poderia descrever aqui. 
Lidar com pessoas difíceis é algo que em toda a nossa trajetória, em diversos ambientes, em famílias distintas, nações ao redor da terra, precisaremos lidar e não há o que possamos fazer para evitar com que isso não aconteça. Pode parecer estranho ouvir isso, mas sempre terão pessoas difíceis em nossos caminhos. Querer, nós não queremos, mas elas estarão lá com o único propósito de nos lapidar como pessoas. Sim, lidar com pessoas difíceis nos fazem ser lapidados para que possamos também ser pessoas melhores, mais pacientes, demonstrando o amor de Jesus, deixando o orgulho de lado, provando a nossa mansidão, empatia e também a nossa humildade.
Quando falamos pessoas difíceis sempre relacionamos ao outro, a quem está lá fora, mas esquecemos que nós também, como cristãos, somos pessoas difíceis de lidar em determinados momentos. Olhamos para o olho do outro querendo tirar um cisco quando na verdade nós temos um cisco ainda maior em nossos olhos que nos impede de ajudar o outro, sabe?
As vezes a pessoa difícil da história, somos nós mesmos e essa verdade é difícil de engolir, eu sei, mas precisamos entender isso de uma vez por todas e querer mudar, ter o desejo de sermos pessoas melhores, que se relacionam de forma agradável e que não trás um peso sobre a vida de quem se relaciona contigo, mas sim trazer leveza.
Particularmente eu não sabia como lidar com pessoas difíceis até que tive a oportunidade de conviver com uma pessoa por um tempo que é uma pessoa extremamente difícil de lidar. O meu instinto por vezes foi retrucar, falar aquilo que eu pensava em decorrência aquilo que essa pessoa falava, mentiras por sinal, mas eu precisei orar ao Senhor em meio a uma conversa que estaria a ponto de levar embora os meus nervos, para que me desse domínio próprio e sabedoria. Acho que nunca havia feito uma oração tão assertiva como aquela. A raiva e todo senso por justiça foi se dissipando dentro de mim quando entendi que nem sempre falar é a melhor atitude a se tomar quando se trata de lidar com pessoas difíceis.
Precisamos entender que lidar com pessoas difíceis requererá de nós muita paciência, muito domínio próprio e sabedoria. Não devemos simplesmente falar o que queremos, mesmo que estejamos certas, pois não será a atitude mais sábia a se fazer. Passei por boas frustrações até entender que era o Senhor quem estava me ajudando a perceber que nem sempre falar, retrucar e apontar vai ser o mais correto a se fazer. Não foi e nem tem sido fácil lidar com pessoas difíceis. Quando falamos lidar, é realmente lidar, saber domar a situação, passar por problemas sem perder a cabeça e buscando agir de forma coerente para solucionar o problema. Não sobre rebater os ataques, falar sem pensar e refletir ou ignorar, é muito diferente disso.
E a maior lição que temos quando enfrentamos situações em que precisamos lidar com pessoas difíceis, é que enquanto lidamos com elas, todo o nosso caráter vai sendo lapidado e transformado, para o bem. Nos tornamos pessoas mais fáceis de lidar também, pois quando aprendemos a lidar com o outro, começamos a parar de praticar atitudes que também nos incomodam, que tornam uma pessoa difícil, e todo o nosso ser vai sendo ajustado e treinado, para que possamos ser melhores versões de nós mesmos.
Não ficaremos isentos de se relacionar com pessoas difíceis, isso é humanamente impossível, a não ser que você conviva só com animais 24horas do seu dia, fora disso, é realmente impossível, um dia é o outro no trabalho, na fila do mercado, na sala de emergencia de um hospital, na universidade, no banco, mas no outro pode ser você a pessoa difícil que outras pessoas também terão que lidar.
Precisamos buscar ao Senhor e pedir que Ele nos ajude a sermos pessoas exemplares, pessoas que terão paciência com as outras pessoas, que serão empáticas mesmo que a situação seja difícil e também que tenhamos domínio próprio sobre nossas atitudes, nossa língua para que possamos ser pessoas melhores no mundo em que vivemos. Não vai ser fácil lidar com pessoas difíceis, uma hora o choro vem, a raiva aparece, mas precisamos manter os nossos corações no lugar certo e pedir ao Senhor que nos ajude, seja quando nós somos as pessoas difíceis ou quando precisamos lidar com o outro.
Se esse texto fez sentido para você, me conte nos comentários, vou ficar super feliz de saber o que você achou. Compartilhe esse texto também com alguém que você sabe que precisa ler essas palavras hoje, copie e cole o texto em algum grupo, poste o print do texto nas redes sociais, são várias possibilidades mas não desperdice a oportunidade que você tem nas mãos.
Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário